Comissão de Agricultura busca inovações para cadeia produtiva do cacau

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, composta pelos deputados Lazinho da Fetagro (PT), Ribamar Araújo (PT), Adelino Follador (DEM) e Marcelino Tenório (PRP), integra Comitiva de Rondônia, liderada pela Ceplac Rondônia, em visita a cacauiculturas no Estado da Bahia, com a finalidade de conhecer as inovações tecnologicas implantadas nas lavouras de cacau da região, e que poderão ser implantadas em Rondônia.  .

                     

O presidente da Comissão Lazinho da Fetagro enfatiza que o objetivo do grupo formado por representantes da Assembleia e Ceplac é de apropriar-se de informações e experiências inovadoras e efetivas na Bahia, região que no passado foi considerada mundialmente a maior produtora de cacau e nos dias atuais continua sendo destaque no cenário Nacional; e discutir com os cacauicultores de Rondônia uma estratégia para que Rondônia também possa aumentar sua produção de cacau, visto que o cacau é característico da região Amazônia.

 

A comitiva visitou nesta quarta-feira (11) a sede da Ceplac Bahia, o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológico Agroindustrial Euclides Teixeira Neto e o Laboratório e Incubadora de Agroindústria de Chocolate. Durante a visita na agroindústria de chocolate o deputado Lazinho constatou uma atividade que tem tudo para dar certo em Rondônia, porém, para que isso acontece exigirá um acompanhamento sistemático do Estado em sua fase inicial.

 

Os assuntos que tiveram destaque durante as reuniões foram os desafios presentes da cacauicultura como: programa de prevenção a doenças, sistemas agroflorestais, manejo intensivo do cacaueiro com irrigação, alimentação e nutrição, segurança alimentar, mudanças climáticas, inclusão produtiva, defesa sanitária e tecnologia de produção. 

 

Participaram das visitas, além dos Deputados, o superintendente da Ceplac Rondônia,  Cassildo Viana, o coordenador de extensão rural, Alberto Quitanis, e o gerente regional, Raimundo Medeiros. Fonte: Rondonia Dinamica

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *