Conselho da Câmara Setorial do Cacau nega pedido da AIPC para trazer 86 mil toneladas de amêndoas Africanas com alíquota ZERO do imposto de Importação

Em sessão extraordinária, realizada hoje 10/09/2021 na Câmara Setorial do Cacau, foi proferida uma votação, direcionada para solicitação da AIPC sobre a aquisição de 86 mil toneladas de cacau africano, com alíquota ZERO incidente no imposto de Importação. O pleito da AIPC, foi colocado diretamente na Secretaria de Comércio Exterior- SRCI MAPA, a qual, encaminhou a solicitação para apreciação da Câmara Setorial. Na oportunidade, os conselheiros decidiram por maioria, invalidar a solicitação.  

 “O posicionamento contrário às importações, foi reforçado através dos estudos realizados pelo consultor técnico da câmara Setorial, Maciel Aleomir, embasados a partir dos números fornecidos pela própria AIPC, relativos às movimentações das entradas nas moageiras de cacau, nos últimos 10 anos”. Comenta o atual presidente da Câmara, Milton Andrade Junior, enfatizando haver um excedente interno de 100 mil toneladas no balanço final. Andrade Junior, ressalta ainda, que apesar da relevância da apreciação do pleito pela Câmara Setorial, a decisão final para concessão de isenção de impostos para as indústrias processadoras de cacau, caberá a própria Secretaria de Comércio Exterior do MAPA, conjuntamente com outros conselhos oficiais.  

Fonte: mercadodocacau

Com informações da Câmara setorial do cacau 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *