Conselho do Cacau em Gana nega má gestão

O Supremo Conselho Consultivo de Gana – Ghana Cocoa Board (COCOBOD) negou a má gestão do grupo, divulgado pela imprensa local, para justificar a queda acentuada na produção de cacau no país africano. Foi noticiado que a corrupção e politização no fornecimento de insumos para os produtores de cacau, teriam sido os principais fatores que influenciaram a “crise” na produção do fruto.

De acordo com o Conselho, as informações são caluniosas e prejudiciais para a reputação do atual CEO da COCOBOD, Dr. Stephen Opuni, que “tem trabalhado duro para melhorar a indústria de cacau no país”.

O Presidente do Conselho, Alhaji Idris Hassan, declarou durante seu discurso, em uma assembleia emergencial convocada pelo COCOBOD, realizada na sede do órgão, na sexta-feira passada, que algumas pessoas estavam “irritadas porque o Dr. Opuni tem adotado novas práticas de classificação das amêndoas, para assegurar a sanidade do setor de cacau, e por isso, estavam espalhando falsas informações para o público, através da imprensa”.

As notícias veiculadas nos principais periódicos do país, afirmaram que houve uma má gestão, corrupção e demora na entrega de insumos para os produtores de cacau pelo COCOBOD, e isso fez com que, o seu CEO contribuísse para o déficit de cerca de 200.000 toneladas, contra as 900.000 toneladas previstas pelo órgão, em setembro de 2014. Com a base estimada, o sindicato teria feito um empréstimo de US1.7 bilhões para a safra 2014/2015, o que está deixando os pequenos produtores em crise financeira.

Segundo informou o presidente, inicialmente, fertilizantes e outros insumos agrícolas eram dados a empresários e políticos pela COCOBOD para serem revendidos aos agricultores, mas desde que o Dr. Opuni assumiu, a tendência foi invertida e insumos agrícolas estavam sendo dadas diretamente aos agricultores pela COCOBOD sem cobranças.

Ele revelou que a decisão irritou alguns empresários e políticos, bem como membros seniores da equipe COCOBOD que estavam servindo como intermediários entre o COCOBOD e produtores de cacau.

Ele também comentou sobre os desafios encontrados pela atual gestão para o bom andamento do órgão, a exemplo, das enormes dívidas que foram deixadas pela gestão anterior e que eles agora, tentam sanar. Com informações da Mordem Ghana

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *