A CEPLAC/Mapa recebeu na última sexta-feira, 22, no auditório do setor de Relações Públicas da sede regional, os Cônsules e jornalistas especializados das principais revistas e canais de televisão do país, que estavam participando do 8º Festival Internacional do Chocolate & Cacau, realizado em Ilhéus, de 21 a 24 de julho de 2016.
A comitiva, coordenada pela Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEB – Federação das Indústrias do Estado Bahia, Patrícia Orrico, foi recepcionada pelos dirigentes da CEPLAC: Antonio Zugaib (Chefe de Planejamento da Sueba), na oportunidade, representando o superintendente Carlos Alexandre; Adonias Castro (Chefe do Centro de Pesquisa e Extensão Rural) e José Marques Pereira (Coordenador de Pesquisas do Cepec).
Após a exibição de um vídeo institucional, os dirigentes fizeram uma explanação sobre a criação e objetivos da CEPLAC e seu importante papel para o desenvolvimento da cacauicultura brasileira e regional, e ainda repassaram informações com relação às tecnologias empregadas na produção do cacau e o chocolate.
Durante a coletiva foram respondidas questões que focavam sobre a qualidade do cacau produzido no Brasil, a influência do fenômeno da seca na produção de cacau para esse ano, a afirmação do sistema cabruca de produção de cacau como modelo de desenvolvimento sustentável e ainda sobre o estágio em que se encontra o processo de implantação do Parque Tecnológico do Sul da Bahia por parte da CEPLAC e parceiros.
Segundo Antonio Zugaib foi uma oportunidade de repassar a um público formador de opinião, a importância dos trabalhos da CEPLAC para o desenvolvimento da cacauicultura e suas consequências para a economia regional, à exemplo da conservação produtiva e do Parque Tecnológico.
A programação foi finalizada com uma visita da comitiva ao Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Agroindustrial (Fábrica de Chocolate), onde puderam conhecer as etapas do processo de fabricação do chocolate.
Patrícia Orrico informou que a Bahia conta atualmente com 32 consulados de vários países, e segundo ela é fundamental que “possamos dar conhecimentos a esses países da existência de uma região no estado com grande potencial para receber investimentos e importante sob vários aspectos, não só de toda cadeia do cacau, as condições de preservação e, sobretudo de ter estruturas técnicas como a CEPLAC no apoio”.
“A CEPLAC é o melhor lugar para se conhecer de fato a realidade do cacau em todos os sentidos, toda pesquisa que é realizada, o apoio que é dado para os grandes e pequenos produtores. Vamos coletar as informações colhidas durante a visita e preparar um documento que enseje as iniciativas. Agradeço bastante à hospitalidade e a competência dos seus dirigentes e servidores”, concluiu a Gerente do Centro Internacional de negócios da FIEB.
Pela primeira vez na CEPLAC e região, a Repórter do Canal Rural de Brasilia, Manaíra Lacerda, disse que gostou da programação. “É importante a cultura do cacau ter uma organização competente como a CEPLAC que leva assistência técnica e orienta os pequenos, médios e grandes produtores, além de fornecer a nós jornalistas informações e números reais e dados sobre a produção de cacau no Brasil e na Bahia”.
Cônsules e assessores participantes: Mariano Verga (Cônsul da Argentina), Daniel Chamorro Garcia (Cônsul da Espanha), Wilson Andrade (Cônsul honorário da Finlândia), Fábio Teixeira (Membro do Consulado da Finlândia), Edison Nogueira (Vice-presidente da FIEB), Laura Pujol (Cônsul Geral de Cuba), José Angel Espinoza (Cônsul da Turquia), Edno Querino (Assessor de Negócios do Consulado da Turquia).