Cônsules e jornalistas conheceram unidade da Ceplac na Bahia

A CEPLAC/Mapa recebeu na última sexta-feira, 22, no auditório do setor de Relações Públicas da sede regional, os Cônsules e jornalistas especializados das principais revistas e canais de televisão do país, que estavam participando do 8º Festival Internacional do Chocolate & Cacau, realizado em Ilhéus, de 21 a 24 de julho de 2016.

A comitiva, coordenada pela Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEB – Federação das Indústrias do Estado Bahia, Patrícia Orrico, foi recepcionada pelos dirigentes da CEPLAC: Antonio Zugaib (Chefe de Planejamento da Sueba), na oportunidade, representando o superintendente Carlos Alexandre; Adonias Castro (Chefe do Centro de Pesquisa e Extensão Rural) e José Marques Pereira (Coordenador de Pesquisas do Cepec).

Após a exibição de um vídeo institucional, os dirigentes fizeram uma explanação sobre a criação e objetivos da CEPLAC e seu importante papel para o desenvolvimento da cacauicultura brasileira e regional, e ainda repassaram informações com relação às tecnologias empregadas na produção do cacau e o chocolate.

Durante a coletiva foram respondidas questões que focavam sobre a qualidade do cacau produzido no Brasil, a influência do fenômeno da seca na produção de cacau para esse ano, a afirmação do sistema cabruca de produção de cacau como modelo de desenvolvimento sustentável e ainda sobre o estágio em que se encontra o processo de implantação do Parque Tecnológico do Sul da Bahia por parte da CEPLAC e parceiros.

Segundo Antonio Zugaib foi uma oportunidade de repassar a um público formador de opinião, a importância dos trabalhos da CEPLAC para o desenvolvimento da cacauicultura e suas consequências para a economia regional, à exemplo da conservação produtiva e do Parque Tecnológico.

A programação foi finalizada com uma visita da comitiva ao Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Agroindustrial (Fábrica de Chocolate), onde puderam conhecer as etapas do processo de fabricação do chocolate.

Patrícia Orrico informou que a Bahia conta atualmente com 32 consulados de vários países, e segundo ela é fundamental que “possamos dar conhecimentos a esses países da existência de uma região no estado com grande potencial para receber investimentos e importante sob vários aspectos, não só de toda cadeia do cacau, as condições de preservação e, sobretudo de ter estruturas técnicas como a CEPLAC no apoio”.

“A CEPLAC é o melhor lugar para se conhecer de fato a realidade do cacau em todos os sentidos, toda pesquisa que é realizada, o apoio que é dado para os grandes e pequenos produtores. Vamos coletar as informações colhidas durante a visita e preparar um documento que enseje as iniciativas. Agradeço bastante à hospitalidade e a competência dos seus dirigentes e servidores”, concluiu a Gerente do Centro Internacional de negócios da FIEB.

Pela primeira vez na CEPLAC e região, a Repórter do Canal Rural de Brasilia, Manaíra Lacerda, disse que gostou da programação. “É importante a cultura do cacau ter uma organização competente como a CEPLAC que leva assistência técnica e orienta os pequenos, médios e grandes produtores, além de fornecer a nós jornalistas informações e números reais e dados sobre a produção de cacau no Brasil e na Bahia”.

Cônsules e assessores participantes: Mariano Verga (Cônsul da Argentina), Daniel Chamorro Garcia (Cônsul da Espanha), Wilson Andrade (Cônsul honorário da Finlândia), Fábio Teixeira (Membro do Consulado da Finlândia), Edison Nogueira (Vice-presidente da FIEB), Laura Pujol (Cônsul Geral de Cuba), José Angel Espinoza (Cônsul da Turquia), Edno Querino (Assessor de Negócios do Consulado da Turquia).

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *