Consumo de chocolate amargo auxilia no controle do colesterol e regula o metabolismo

Recomendado após as refeições, o chocolate amargo traz muitos benefícios à saúde. Confira agora quais são eles!

Muito consumido principalmente pelos brasileiros, o chocolate amargo é feito de grãos de cacau torrados e não conta com a adição de leite e nem de grandes quantidades de açúcar. Segundo estudos, o doce oferece muitos benefícios, do físico ao psicológico. Portanto, confira agora os benefícios do consumo do chocolate amargo.

O melhor tipo de chocolate
Quando se trata do melhor tipo de chocolate a ser ingerido, principalmente após refeições, é preferível que você opte sempre pelas versões com pelo menos 70% de cacau em sua composição, conhecidos como “chocolates amargos”.

Isso porque, na produção do chocolate branco e do chocolate ao leite, adiciona-se muito açúcar e gorduras saturadas, com a finalidade de torná-los doces e mais palatáveis. Porém, tais compostos não são recomendados para consumo regular, e por isso, devem ser evitados.

Benefícios do chocolate amargo
Aumento de libido

A teobromina e a feniletilamina são duas substâncias presentes no cacau que funcionam como estimulantes sexuais. Além disso, a feniletilamina também atua como um neurotransmissor que auxilia na liberação de hormônios associados ao prazer e ao bem estar.

Controle do açúcar no sangue
Desde que seja em sua versão 70% cacau, o chocolate ajuda no controle do açúcar no sangue, uma vez que seu índice glicêmico é muito baixo. Ademais, também estimula a função celular correta, pois auxilia a manter a glicose regulada.

Regulação do metabolismo
Se consumido com moderação, o chocolate amargo atua como um excelente regulador do metabolismo. Ou seja, o organismo consegue manter um peso corporal adequado e o seu bom funcionamento.

Equilíbrio dos níveis de colesterol
O chocolate que leva pelo menos 70% de cacau em sua composição consegue bloquear a absorção do “colesterol ruim” (LDL) pelo intestino. Além disso, existe uma gordura presente na manteiga do cacau que aumenta o “colesterol bom” (HDL), garantindo assim uma melhor funcionalidade do organismo, pois ele auxilia na prevenção de doenças do coração. Fonte: Escola Educação

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *