Feira inédita no setor destaca negócios, tecnologia & inovação, além de ser palco do Fórum Anual do Cacau, cursos e oficinas técnicas
De 26 a 28 de agosto, a cidade de Ilhéus na Bahia será a casa da 1ª ExpoCacau, feira realizada pelo CocoaAction Brasil e Governo da Bahia, com o objetivo de catalisar o desenvolvimento sustentável do setor ao reunir no mesmo lugar a 7ª edição do Fórum Anual do Cacau, expositores e demonstrações técnicas, produtos e serviços, tecnologia, negócio e muito conhecimento para o produtor rural.
A ExpoCacau vai reunir empresas atuantes em todos os setores do agro. Além da indústria processadora de cacau e chocolateira, haverá expositores de fertilizantes, defensivos, insumos para mudas e viveiros, tratores, equipamentos, máquinas para quebra do cacau, novas tecnologias, além de serviços para o produtor rural. O público esperado é de 3mil pessoas e há mais de 50 expositores confirmados, entre eles: Adama, Bayer, Barry Callebaut, Cargill, Ellepot, FAEB/SENAR, Gencau, Syngenta, Biotrop, Khrin do Brasil, Módulo Rural, Mars Wrigley, Mecplant, Netafim, QuebraCacau, Stihl, Toyama, Yara, Yoorin, Cooabriel, Banco do Nordeste e Sicoob. A programação está robusta:
O 7º Fórum Anual do Cacau (26 a 28 de agosto, 14h às 18h) tem caráter técnico e abordará temas relevantes para o setor produtivo, como:
o Manejo eficiente para maximizar a rentabilidade
o Manejo integrado de pragas e doenças
o Tecnologia e mecanização
o Gestão e cooperativismo
o Cacau em sistemas agroflorestais & bioeconomia
o Oportunidades para o cacau brasileiro no mercado global
IV Encontro Nacional de Viveiristas de Cacau (27 de agosto, das 8h às 12h) reunirá profissionais de todo o Brasil para discussões a respeito da demanda por mudas de qualidade, um gargalo para o desenvolvimento do setor. A programação abordará temas como a urgência da renovação e readequação das cabrucas; a importância da diversificação dos modelos de cultivo de cacau; e a necessidade de investimentos em melhoramento genético.
Aula Aberta Cacau 500@ (28 de agosto, das 10h às 12h), projeto que tem por objetivo o aumento de produtividade das lavouras, com adoção de tecnologia e boas práticas. Os especialistas darão uma aula exclusiva para quem quer aplicar, na prática, soluções para alcançar altas produtividades no cacau, deforma sustentável.
Além destas opções gratuitas, haverá cursos especializados(pagos à parte) acontecendo dentro da ExpoCacau, como o de “Classificação de Amêndoas de Cacau” do Centro de Inovação do Cacau (CIC), com 8 horas de duração (dias 27 e 28/8), e o curso de gestão agrícola da Labor Rural: “Cacauicultura Sustentável com Eficiência Econômica: Como Medir e Melhorar os Resultados” nos dias 26 e 27 de agosto.
A ExpoCacau é uma oportunidade de ouro para conexões e negócios, para conhecer novas tecnologias para o cacau, além de diálogo e trocas sobre temas cruciais para o setor. O evento é gratuito, basta realizar sua inscrição pelo site: www.expocacau.com.br
A Expocacau é uma realização CocoaAction Brasil e Governo da Bahia, e tem como patrocinadores Diamante: Cargill, Módulo Rural e Prefeitura de Ilhéus. Entre os patrocinadores Ouro estão: Barry Callebaut, Yara. FAEB/SENAR, Gencau e Mars Wrigley.
Vamos juntos construir um setor mais inovador, sustentável e preparado para o futuro.



14 Comments
Vomos juntos reconstruir a nossa lavoura de milhões, com novas práticas e, pensando sempre em como preservar o nosso bioma, sem ele não teremos Vidas e o mundo estar sofrendo com esse desgaste.
Sou produtora de cacau e gostari de visitar a expo cacau…ainda consigo pousada ou hotel proximo?? Sou do espiriro santo. .Atenciosamente. Therezinha Barbosa Monteiro
Gostaria de informações sobre como expor no evento
Att Lúcio
017997730670
Excelente oportunidade para os produtores se atualizarem buscando informações através deste grandioso evento
Excelente oportunidade para que os produtores e o público em geral busquem informações actualizadas através deste grandioso EVENTO
Parabéns jesus abençoe grandemente a todos vocês por essa boa informação sobre os agricultores
Excelente
Gostaria muito de participar, sou técnico em agropecuária moro em Água boa MG
Vou estar neste evento para melhoramento do setor produtivo da cacau
É algo que vem pra somar.
Muito top
Importante seria a realização de permutas: mudas X amêndoas (@).
Quero participar dois negócios do cacau
Qui e muito importante pra mim como sempre fui muito apaixonado por aculturação do cacau
Tenho interesse nas palestra