O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) durante sessão, no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta (9), defendeu a realização de concurso público na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac. O parlamentar fez apelo ao Ministério da Agricultura e a instâncias do governo federal, como o Ministério do Planejamento.
Há 24 anos a Ceplac não realiza concurso. Em 2016, segundo alertou o parlamentar, 60% dos funcionários do órgão estarão sob aponsetadoria compulsória. “Vão faltar profissionais em todos os níveis e este é um quadro nada promissor para responder às renovações tecnológicas e de mercado”, informou Davidson.
O parlamentar ressaltou, ainda, a importância da Ceplac para a cacaucultura nacional, que hoje, ocupa a 6º colocação no ranking mundial de produção de amendôas de cacau, com 60 mil hectares de cacau plantados, sendo a Bahia o estado com maior produção do fruto, no cenário nacional.
Ainda segundo o parlamentar, “caso não ocorra o concurso público, a Ceplac ficará fragilizada”. Assista a sessão AQUI Fonte: Mercado do Cacau