O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), deu sequência esta semana em Brasília a encontros com ministros para acelerar o processo de fortalecimento da cacauicultura e da produção de chocolate em Itabuna, Ilhéus e outros municípios do sul da Bahia. O deputado esteve (10/09) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para discutir sobre como o ministério pode incrementar o processo de produção de chocolate também na agricultura familiar da região.
Davidson Magalhães expôs ao ministro o pensamento prioritário do setor na formulação de uma nova política: mudanças nas regras de importação do cacau (drawback). O objetivo imediato, segundo ele, será a adequação dos preços do cacau produzido localmente às necessidades de expansão do mercado e favorecimento do produto nacional. Tanto a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, como também o ministro Armando Monteiro, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, já foram contactados sobre o tema pelo deputado baiano.
Para Davidson Magalhães estas ações de imediato revitalizarão a cacauicultura e a produção de chocolate na região, abrindo novas frentes de expansão econômica: “Com estas mudanças de limite do cacau importado, com o governo facilitando a aquisição de máquinas para a produção de chocolate nas agriculturas familiares, e as novas fábricas se instalando na região, este será um novo caminho de geração de emprego e renda e de desenvolvimento de toda a região”, disse ele após o encontro com o ministro.
O deputado também relatou a Patrus Ananias a excelente receptividade que a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Lavoura Cacaueira, da Ceplac e do Cacau Cabruca obteve em Itabuna. Uma concorrida audiência pública realizada semana passada na Câmara Municipal reuniu amplos setores da cacauicultura e da produção de chocolate no sul da Bahia para sugerir mudanças de regras no mercado do cacau. Fonte: ASCOM