Divulgados os vencedores do 2º Prêmio Brasil Chocolate do Cacau à Barra

Durante o Brazil Chocolate Week, que aconteceu neste final de semana nas instalações da UNIBES Cultural, em São Paulo, foi divulgado no final da tarde do dia 16 o resultado do 2º Prêmio Brasil Chocolate do Cacau à Barra promovido pela Associação Bean to Bar Brasil.

Bean to Bar – BTB é a barra produzida por fazedores de chocolate ou chocolate makers que adquirem amêndoas de cacau diretamente dos produtores nas diferentes origens brasileiras. Por esta razão, este concurso reconhece tanto o trabalho realizado pelo produtor, ao empregar práticas ecológicas e o cuidado nos processos de pós colheita, principalmente as fermentações, como a habilidade e talento do chocolateiro ao criar a barra de chocolate.

O Brasil está vivendo importante momento de retomada da produção de cacau em diferentes origens, além das fronteiras do Sul da Bahia e o Alto Xingu, no Pará, como o Vale do Ribeira e o Noroeste, em São Paulo, e o Norte do Espírito Santo, trazendo grande riqueza de sabores e aromas para os chocolates. Ao mesmo tempo, o crescente número de chocolateiros/fazedores de chocolate em diversas localidades, de Norte a Sul, é sinalizador da consolidação que este ainda pequeno mercado está experimentando.

Por esta razão, o Brazil Chocolate Week ofereceu uma grade com palestras, mesas redondas e degustações abertas ao público em geral e aos profissionais, além de um curso de formação de avaliação de chocolate, dentro da Jornada Sensorial do Chocolate, programa técnico da Associação BTB Brasil, que foi um sucesso de público, completado pela Feira Bean to Bar, com exposição de marcas de chocolate BTB de todo o Brasil.

Neste 2º Prêmio, 31 barras foram inscritas, todas com no mínimo 70% de cacau, teor que permite o mínimo de intervenção de ingredientes, apenas a massa e a manteiga de cacau, além do açúcar. Cada inscrição obrigava a elaboração das amostras em forma específica, junto da identificação do produtor das amêndoas, acompanhada da barra comercial.

As amostras foram avaliadas por dois grupos de juízes, sendo um denominado de Juri Gastronômico, composto por renomados profissionais de diferentes vertentes da gastronomia e bebidas, e o Juri Técnico, formado pelos participantes da Jornada Sensorial do Chocolate.

Estes são os chocolates vencedores:

BRONZE: Monjolo Chocolate, de Campinas, SP, 70% Cacau Tuerê, com amêndoas do produtor João Rios, de Novo Repartimento, Tuerê, PA.

PRATA:Mission Chocolate, de São Paulo, SP,  Brasil 70%, com blend de amêndoas dos produtores Eduardo Carvalho, Fazenda Camboa, Castelo Novo, BA, e Valdomiro Broechi, Tuerê, PA.

OURO: C’Alma Chocolate, de Goiânia, GO, 70% Tuerê, com amêndoas do produtor João Evangelista, Coopercau, de Novo Repartimento, Tuerê, PA.

A região de Tuerê tem surpreendido com a evolução técnica dos seus produtores de cacau, levando a resultados como os observados neste 2º Prêmio Brasil de Chocolate do Cacau à Barra, conquistando os juízes pela complexidade e riqueza de sabores.

Sim, vale a pena experimentar esses chocolates!

Fonte: estadão

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário