A Editus editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) lançou, recentemente, dois livros com o tema cacauicultura. O primeiro tem como título: Cacau, riqueza de pobres organizado por Francisco Mendes Costa e Naisy Silva Soares. A obra propõe debater as limitações da cacauicultura como atividade econômica, impedida de atingir elevadas taxas de desenvolvimento sustentável das regiões produtoras. Os autores discutem ainda, temas que interferem diretamente na formação do sistema cacaueiro, como a internalização da pobreza nos locais de exploração do cacau, a comercialização, qualificação e a relação matéria-prima e chocolate, custos de produção, exportações, relações de trabalho e institucionalização do produto.
O segundo livro: Cacauicultura: estrutura produtiva, mercados e perspectivas foi organizado por Andréa da Silva Gomes e Mônica Moura Pires e aborda a dinâmica econômica da atividade cacaueira com ênfase no sul da Bahia, o livro apresenta a evolução desta atividade em diferentes níveis de mercado. O crescimento da produção de cacau na Bahia, as crises e o momento atual da atividade cacaueira, a partir do panorama recente dos mercados regional e mundial, suas transformações produtivas e as novas trajetórias da atividade, são aspectos apresentados na obra.
Os livros estão disponíveis para compra na Livraria da UESC, localizada na Biblioteca Central da Universidade. O catálogo completo de publicações está disponível no www.uesc.br/editora.