Até 2050, a população mundial poderá atingir quase 10 bilhões de pessoas. Para atender a essa demanda, seria necessário o equivalente a recursos de três planetas. Portanto, é essencial promover mudanças, e a indústria pode desempenhar um papel positivo ao oferecer alimentos e bebidas ainda saborosos, com rótulos limpos, e soluções tecnológicas que prolongam a vida útil dos alimentos de forma mais natural e que contribuem para uma saúde proativa. É preciso nutrir as gerações futuras.
Em paralelo, 30% da produção global de alimentos está sendo desperdiçada diariamente, o mesmo que um trilhão de toneladas de comida. Por ano, esse montante poderia alimentar 2 bilhões de pessoas. Sucessivamente, os sistemas alimentares são responsáveis por mais de um terço das emissões globais de gases de efeito estufa no mundo; e, se o desperdício de alimentos fosse um país, seria o 3º maior emissor de gases de efeito estufa.
É sobre esse cenário que atua a multinacional de nutrição sustentável Kerry. Alejandra Rullan, Latam Nutrition & Sustainability Lead Kerry, elucida que esse é um grande desfio e para conseguirmos resultados de impacto, a indústria deve trabalhar em conjunto para desenvolver um sistema alimentar melhor para as pessoas:
“É o desafio que a Kerry propõe ao mercado de transformar o sistema alimentar em produtos e soluções que sejam melhores nutricionalmente, mas que mantenham o sabor desejado pelo consumidor e que tenham menor impacto ao meio ambiente. Além disso, para América Latina como um todo é importante que esses produtos também sejam acessíveis. Orientamos os clientes a entender a importância de lançar produtos que considerem tecnologias de impacto positivo.”, afirma a especialista.
A Kerry viabiliza o tema em sua participação sobre Nutrição Sustentável no Nutri Ingredients Summit (NIS) desse ano, realizado nos dias 23 e 24 de abril, em São Paulo (SP). Composto por feira de negócios B2B e conferências técnicas, o summit ainda traz experiências multissensoriais para receber seu público, reunindo os principais fabricantes e distribuidores de ingredientes mundiais e nacionais, bem como seus clientes e parceiros.
No evento, Alejandra trará juntamente com Lucas Costa Infante, CEO & Founder da Food To Save, no painel “Food Waste and Reputation” (24/4, 14h35), a palestra “The impact of food waste on consumer behavior and brand reputation”.
“As tecnologias demonstradas incluirão o portfólio completo da Kerry, abrangendo Proactive Health, Food Protection & Preservation e Authentic Savoury, todos eles associados ao posicionamento de transformação da indústria alimentícia e o compromisso com a nutrição sustentável”, complementa Alejandra.
Em consonância, interessante destacar o posicionamento da Food To Save, que é explícito: a organização está atacando um problema monumental. Para ilustrar localmente esse um terço de todos os alimentos produzidos desperdiçado a nível global, somente no Brasil, 40 mil toneladas de alimentos são jogadas fora todos os dias (o equivalente a 30 milhões de toneladas por ano). A Food To Save opera na etapa final da cadeia, evitando o desperdício no varejo.
“Temos muito que falar e os números mostram a potência de nossa atuação. São mais de mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados que já foram salvas. Desta forma, além da redução do impacto ambiental de descarte, são apoiados os negócios locais com a oferta mais acessível de alimentos. O que significa, também, que mais de 2.500 toneladas de CO2 tiveram sua emissão evitada. Contamos com mais de dois mil estabelecimentos parceiros, como padarias, cafeterias, confeitarias, hortifrutis e restaurantes”, reforça Lucas Costa Infante, CEO & Founder of Food To Save.
O objetivo do painel é apresentar como podemos impactar positivamente, contribuído com esta cadeia alimentar, ao evitar que parte destes alimentos sejam descartados, através de ações a nível social ou mesmo com o uso de tecnologias de Food Protection & Preservation, por exemplo. A proposta visa uma conversa que explore maneiras de aumentar a durabilidade dos alimentos, permitindo que alcancem uma maior distância e permaneçam duráveis por mais tempo, potencialmente beneficiando um maior número de pessoas com nutrição sustentável.
“É interessante destacar que essa é uma responsabilidade social, assumida de forma conjunta. Por exemplo, a Kerry já realiza doações em parceria com o banco de alimentos em Campinas, juntamente com o CEASA, o que também pode contribuir para otimizar o aproveitamento de alimentos”, acrescenta Alejandra.
Além do painel, a participação é marcada também durante outros fóruns internos, com temas como “Criando um mundo de nutrição sustentável”, apresentação ministrada por Fábio de Mello, Diretor de Produto para as Plataformas de Saúde Infantil e Ingredientes Nutricionais, e “Kerry Taste Charts 2024 – um mundo de sabores do futuro” por Fernanda Fontolan, Gerente de Marketing Senior para Taste.
O evento é destinado a profissionais do setor. Maiores informações podem ser conferidas através do site oficial.
SERVIÇO – NIS (NUTRI INGREDIENTS SUMMIT) 2023
Data: 23 e 24 de abril de 2024
Horário: 10h às 19h (feira) / 9h30 às 17h (conferência)
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Mais informações em Link
Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030. Para obter mais informações, visite o site.
Sobre a Food To Save
A Food to Save é uma iniciativa que visa combater o desperdício de alimentos, trabalhando em parceria com estabelecimentos como restaurantes e padarias para resgatar itens excedentes em boas condições. Esses alimentos são então disponibilizados em sacolas surpresas na plataforma da Food to Save, com descontos de até 70%, que pode ser acessada via aplicativo mobile. Os consumidores têm acesso ao valor do desconto e à categoria da sacola, como doces, salgados ou mistos, mas o conteúdo exato permanece uma surpresa. Essa prática não apenas reduz o desperdício de alimentos, mas também traz benefícios ambientais, como a diminuição das emissões de CO2. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.