O Salão do Chocolate de Paris é ponto de encontro de consumidores, produtores e amantes do cacau. O Brasil marca presença e um dos destaques é a Mendoá Chocolates, da Bahia, que apresenta sua linha de produtos orgânicos.
“Participamos do Salon du Chocolat desde 2009, sempre trazendo alguma novidade; trabalhamos três anos nesta linha em uma de nossas fazendas”, explica Leandro Almeida, diretor da Mendoá. “O cultivo foi feito sem pesticidas e só usando produtos orgânicos. Além disso, estimulamos os trabalhadores a viver no campo, a família trabalha na fazenda, as crianças vão à escola, tudo faz parte do nosso projeto social”, acrescenta.
Os suíços são os grandes consumidores do ouro negro, 11,7 kg por ano, segundo dados do instituto Statista, de 2015, seguidos de alemães, britânicos e irlandeses. A França vem em sétimo lugar com 6,7 kg por ano. Já o Brasil fica na faixa de 2,5 kg por ano, equivalentes a 16 barras, segundo levantamento do Ibope Inteligência para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Gastronomia
“O brasileiro tem uma preferência por um chocolate mais doce, mas isso está mudando, assim como foi com o vinho e o café. Existe uma preocupação maior com o que se consome, o brasileiro está descobrindo o chocolate gastronômico”, diz o diretor da Mendoá, que levou a Paris produtos com alto teor de cacau, bem ao gosto europeu.
Almeida explica também que há um aumento da demanda de amêndoas de cacau brasileiras por chocolateiros europeus. “Em 2011, uma amêndoa de cacau do Brasil foi considerada a melhor do mundo e o nosso produto foi um dos finalistas em 2015”, conta.
Fonte: RFI