A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau realizou a reunião Ordinária de nº 35, nesta terça-feira (17), no município de Mutuípe, baixo sul da Bahia, e reuniu além de, cacauicultores da região, representantes do grupo Somos Todos Cacau, representantes da Ceplac e da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau – AIPC.
Na pauta, foram abordados temas como: Experiências, resultados, potencialidades e perspectivas da região de Gandu; Melhoramento genético preventivo para as doenças do cacau; Apresentação da portaria da Cabruca; Proposta de Trabalho do GT Qualidade de Cacau; entre outros.
Como a presença da indústria era bastante aguardada pelos cacauicultores, o Drawback também esteve entre os temas da reunião, que segundo os cacauicultores, o sistema tem contribuído para enfraquecimento dos preços de vendas no mercado nacional. No entanto, não houve avanços substanciais na reunião relacionados ao sistema aduaneiro de importação.
O reunião foi considerada produtiva por parte dos produtores que destacaram a importância de reunir toda cadeia produtiva em uma discussão saudável, que visa o melhoramento da cultura do cacau. Fonte: Mercado do Cacau