Entradas de cacau da safra principal na Bahia são as mais baixas de seis anos

 

 Apesar das entradas da Bahia terem tido um ligeiro aumento, o total acumulado das primeiras nove semanas da safra principal continua sendo o mais baixo dos últimos seis anos, de acordo com analise semanal da TH Consultoria.

“O fluxo de cacau dos outros estados produtores procede com seu declínio sazonal, mas, por contraste com a Bahia, seu total acumulado do mesmo período supera de longe todos os anos anteriores”, diz o relatório.

O total das entradas da Bahia chegou a 58.829 sacas (60 kg) de cacau em amêndoas. Os demais estados produtores, juntos, atingiram 15.114 sacas entre os dias 30/11 e 06/12.

A Bahia ainda vem sofrendo com a estiagem prolongada. São mais de 120 dias sem chuvas, e a situação preocupa ainda mais os cacauicultores, como destacou o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade: "Desde setembro [de 2015], estamos com um índice pluviométrico muito abaixo do normal. Estamos no meio de novembro e não tivemos 50 milímetros chuva neste mês na região cacaueira, sendo que a média mensal é de 120 milímetros. Em média, na região cacaueira, chove de 1.300 até 1.500 milímetros de chuva durante o ano. E esse ano, até o mês de novembro, tem lugares que não chegaram nem a 1000 milímetros". Fonte: Mercado do Cacau 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *