Entrevista: Paulo Gonçalves, diretor-presidente da Espírito Cacau

O mercado do cacau entrevistou Paulo Roberto Gonçalves CEO da Espírito Cacau.  A indústria apesenta crescimento e avança na estratégia de ampliar o share no mercado nacional.

De uma maneira geral, na sua percepção, como o mercado de produtos saudáveis evoluiu nos últimos anos?
Nos últimos anos acompanhamos a evolução dos consumidores, talvez por conta do maior acesso a informação devido ao desenvolvimento da internet, entre outros meios midiáticos que foram se moldando a leitores cada vez mais exigentes. Os consumidores estão se tornando mais informados e exigentes. A cada dia cresce o número de pessoas que se interessam pelo verso do rótulo, e não apenas olham mais a informação da capa. E já que a informação sobre o que faz bem e o que faz mal mudam constantemente, o mais importante esta se tornando ser natural.

Quais fatores têm influenciado mais o consumidor a optar por alimentos saudáveis? Isso vale para produtos como guloseimas, chocolates, candies?
Nos últimos anos as pessoas se tornaram mais informadas a respeito de saúde. Percebemos hoje que muitos idosos, que não tiveram acesso ao consumo ultra-industrializado como a geração de adultos atuais, mesmo que com menos acesso a medicina e uma vida mais simples, tiveram uma qualidade de vida melhor, com menos uso de medicamentos. A partir disso observamos como a vida sem aditivos químicos nos traz maior equilíbrio, e isso se torna tendência, com cada vez mais adultos educando seus filhos a optarem por alimentos menos industrializados, com menos açúcar e menos gordura, provocando um novo paladar na população ainda jovem.
Por exemplo vemos muitos pais dando aos filhos pequenos chocolates com alto teor de cacau, 70% cacau à 85% cacau, e elas estão gostando. As crianças ainda estão formando o paladar, por isso são as mais propensas a se adaptarem e se tornarem adultos que não curtem produtos açucarados.

Qual a influência do acesso a produtos importados (antes indisponíveis no país) nessa postura do público que busca produtos mais saudáveis? Nesse caso, quais itens (ou insumo na fórmula de um doce, p ex.) foram os de maior impacto e reconhecimento desse público?
Sem dúvida o advento dos produtos importados aumentam a concorrência, e fomentam o aumento de um público mais exigente com a qualidade dos produtos nacionais. Além disso o acesso a ingredientes com maior tecnologia como o açúcar invertido e modelos de embalagem que possibilitem um maior tempo de prateleira de produtos sem conservantes, ampliou as possibilidades de produção. Assim conseguimos manter a comodidade dos produtos industrializados, com produtos cada vez mais naturais. No Brasil também existem pesquisas nessa área, mas infelizmente com pouco investimento.

Fechando o foco na sua empresa: qual foi o produto/item que introduziu sua indústria nesse filão? Como foi o desenvolvimento desse produto? Por favor dê detalhes do trabalho para introduzi-lo no mercado e a receptividade do público?
Nossa empresa nasceu do ingrediente principal do chocolate, o cacau. Somos de uma família de 4 gerações produtores de cacau, e fornecer ao consumidor final um produto de qualidade onde o cacau fosse a estrela, inclusive com indicação geográfica, era o nosso sonho.
Por anos os chocolates brasileiros eram apenas doces com pequena adição de derivados do cacau.
Nós lançamos um conceito novo até mesmo para o mercado exterior, produzir chocolates com alto teor de cacau, apresentando em seu rótulo a porcentagem de massa (liquor) de cacau, que é onde se encontra os maiores benefícios deste super alimento, com percentual muito maior de antixoxidantes, fibras e proteínas que qualquer outro chocolate produzido a partir do pó de cacau, um subproduto derivado da massa (liquor).
Com todo o trabalho que temos desde a fazenda, conseguimos produzir um chocolate que além de saudável, é gostoso, pois para o grande público o sabor é a principal qualidade.

Como sua empresa trabalha o conceito de saudabilidade e como procura repassá-lo aos clientes e consumidores?
A partir do nosso conceito de clareza com os ingredientes do nosso chocolate, divulgando claramente o percentual de massa de cacau (liquor), e os benefícios do chocolate com alto teor de cacau.
Também fizemos análise de nossos produtos, comprovando que este conceito proporciona um chocolate com maior teor de fibras, proteínas e baixo teor de gordura que qualquer outro.
Temos a adesão de muitos nutricionistas e nutrólogos que indicam nosso produto aos pacientes, pois como eles mesmos dizem, precisam fornecer uma opção de sobremesa no cardápio, e não basta ser saudável, tem que ser gostosa. Como temos muitos teores, os médicos e nutricionistas conseguem mostrar aos pacientes que podem iniciar consumindo algum de nossos produtos mais doces, e com o tempo estes pacientes optam naturalmente pelo maior teor de cacau, “enjoando” de produtos açucarados.

Como é a linha atual de produtos? Qual seria o carro-chefe e por que? O que faz para incrementar a aceitação desse produto?
Nosso carro-chefe são os chocolates 70% cacau. Desde o nascimento da marca é o mais procurado, pela saudabilidade e sabor não encontrado em outros chocolates 70% cacau no mercado. Contudo pela evolução do paladar do público que busca saudabilidade, vemos uma crescente com o 85% cacau.

Quanto estima que sua empresa cresceu em 2017 versus 2016? Qual a meta para 2018? O que puxou ou puxa o crescimento de sua empresa?
A cada ano observamos uma maior tendencia a saudabilidade e público mais exigente com a verdade, mas sem deixar de buscar sabor. Pela nossa marca atender a estes requisitos, vemos a Espírito Cacau crescer anualmente, se tornando a cada dia mais conhecida e valorizada pelo seu conceito, honestidade na rotulagem e sabor.

Quanto a investimentos, há previsão de fazer alguma expansão neste ano? Quando foi o último investimento feito na produção?
Fizemos grande investimento no ultimo ano, com a inauguração da fábrica própria, que começou a operar em fevereiro deste ano. Para o próximo ano pretendemos investir em equipamentos que possibilitem darmos seguimento a maior automatização de nossa linha também para a Páscoa.

Quanto a tendências dentro do universo de produtos saudáveis, quais as que em sua opinião sobressaem atualmente?
As pessoas querem saudabilidade, mas precisam de praticidade para a vida moderna. Então todo o campo de pesquisa para envases de produtos sem conservantes, em geral produtos semi-prontos que mantenham a facilidade ao dia-a-dia dos produtos industrializados tendem a crescer. Também observamos grande crescimento no setor de aromas e dietéticos extraídos diretamente de plantas.

Um tema em voga hoje em dia é o dos assuntos regulatórios, a exemplo da rotulagem dos alimentos. Como avalia a condução desse tema e a definição de um sistema de alertas nos rótulos dos produtos pela indústria e entidades de regulação do mercado?
Acreditamos ser honesto esclarecer ao consumidor o que ele esta consumindo.
Cada vez mais vemos pessoas com restrições alimentares, seja por questões de saúde, cultural ou escolha pessoal.
Concordamos que o consumidor deve ser alertado sobre matérias primas que possam causar qualquer pequeno dano a sua saúde ou ao do meio ambiente, por isso é importante a informação clara sobre o que esta sendo ofertado nos mercados, para que cada um possa fazer suas próprias escolhas de consumo. Isso é liberdade.
Mas não devemos confundir informação com rótulos publicitários tendenciosos. Como disse, acreditamos que informação honesta é liberdade ao consumidor.

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0 Comments

  1. ROZILTON SALES RIBEIRO disse:

    Gostaria de saber quais os postos que terão vacina contra a gripe nessa terça, 07/04 e, se possível, criar um canal para manter atualizado as pessoas enquadradas para tomar a vacina,diante do quadro de isolamento exigido pelo coronavírus. Meu celular é

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