ESTADO DO PARÁ APRESENTA MEGA SAFRA DE CACAU NA TEMPORADA 20/21

Ainda nem iniciou oficialmente a safra 20/21 e o Pará já apresenta um extraordinário volume de entradas. Na semana finalizada em 19/04, correspondente ao último período contabilizado, chegaram nos armazéns da indústria no estado 1.436 toneladas de cacau, representando uma elevação significativa de 145%, comparados com os montantes descarregados no mesmo período da temporada anterior, 586 toneladas.

A safra deverá apresentar um novo recorde. O aumento da produção, deve-se principalmente às condições climáticas favoráveis e aos incentivos implementados para o desenvolvimento das lavouras no estado. Contando com o apoio efetivo do governo local, associados as técnicas recomendadas por órgãos oficiais, novas áreas plantadas em cultivo a pleno sol, começam a incrementar os volumes.  A CEPLAC trabalha firme, lado a lado com os produtores, que por sua vez, tentam manter as práticas de campo atualizadas. O emprego de técnicas nutricionais de solo recomendados e o uso controlado de defensivos, registram um crescimento anual expressivo nas principias zonas produtoras.

No intuito de aprimorar as boas práticas de campo e elevar a produção, as indústrias processadoras, responsáveis por adquirir quase 100% de toda produção do Pará, intensificam as ações sustentáveis nas propriedades. Nota-se também, uma melhoria substancial na qualidade das amêndoas do estado. O resultado aparece em sucessivos reconhecimentos. Dentre outros contemplados, destacamos a família Gutzeit, proprietária da Fazenda Panorama no município de Uruará, alcançando premiações expressivas, como a melhor amêndoa de cacau, em concursos nacionais e no exterior.  

Baixa incidência de pragas

Outro fator positivo para a safra, refere-se aos baixos níveis de surgimento de fungos na produção. Segundo técnicos de campo, esse ano a podridão parda e a vassoura-de-Bruxa, apresentam-se até então, em baixa intensidade.

Produção total

Segundo dados fornecidos por indústrias moageiras locais, o estado configura-se como segundo produtor nacional, sendo a Bahia, ainda o principal. Na safra em curso, entre maio 2019 e 19/04/2020, a produção paraense totalizou 66.453 tons, enquanto a Bahia entregou 115.224 tons.  Segundo informações da mesma fonte, a safra nacional anual que encerará no próximo dia 30/04, apresenta o montante de 190.304 toneladas, -2,2% do volume total da temporada anterior, contabilizado em 194.498 tons.

Fonte: mercadodocacau

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *