Fabricantes globais exploram o potencial do fruto cacau

O refrescante fruto do cacau, conquista o paladar dos consumidores em novas bebidas e produtos. Do chocolate às bebidas saudáveis, três anos após a introdução dessa nova categoria de alimentos e bebidas, os consumidores descobrem o cacau. O delicioso sabor do fruto do cacau, satisfaz as necessidade dos millennials e da Geração Z, para os alimentos e as bebidas,  sejam mais saborosos e nutritivos, além de ser proveniente de um cultivo sustentável.

Ao reaproveitar uma das frutas mais descartadas do planeta, o cacau pode ser a fruta mais eficaz para prevenir o aquecimento global.

O cacau é um dos frutos mais colhidos e descartadas do planeta. Se as pessoas não vivem perto da linha do equador, normalmente desconhecem como é a aparência ou o sabor de um cacau. Isso está prestes a mudar, desde que os fabricantes de alimentos ao redor do planeta, conseguiram dominar o processo de cultivo e preservação da fruta, transformando-a em deliciosas comidas e bebidas, principalmente nos Estados Unidos.  

Surgimento do cacau

Uma das principais marcas responsáveis ??pela ascensão do cacau em alimentos e bebidas é a especialista global em cacau Cabosse Naturals, uma marca da Barry Callebaut. O principal fabricante de chocolate do mundo transforma cada 5º grão de cacau em uma deliciosa guloseima de cacau ou chocolate. 

Em 2019, a marca Cabosse Naturals, introduziu uma nova geração de alimentos e bebidas à base de cacau, a partir de uma variedade de ingredientes utilizando todo o cacau, incluindo seus grãos, casca, bem como sua polpa e suco de fruta. Os ingredientes, com sabor fresco e frutado, são ricos em nutrientes como fibras, proteínas e magnésio. 

Marcas de consumo e artesãos, mostram crescimento de incluir do cacau em seus produtos, para induzir um novo sabor, fresco e frutado ao seu portfólio de sucos, smoothies, sobremesas congeladas, panificação, confeitaria, lanches, até chocolate.

Impulsionando o impacto com o cacau reciclado

Anualmente, cerca de 14 milhões de toneladas de cacau (contando com o peso dos frutos), são colhidas em todo o mundo. Enquanto antes 70% dos frutos do cacau eram jogados fora (até 9 milhões de toneladas), já que apenas as sementes (grãos) podiam ser usadas para elaboração de chocolates. Agora também a casca seca e a polpa fresca e suculenta são transformadas em deliciosos ingredientes.

A Upcycled Food Association, cuja missão é evitar o desperdício de alimentos, calcula que, se todo o cacau colhido fosse aproveitado ao máximo, reduziria a mesma quantidade de CO2, que plantar 3,5 bilhões de árvores por ano. Uma área maior que a França e a Alemanha juntas.

De acordo com o Project Drawdown, líder global no ranking de soluções climáticas, prevenir o desperdício de alimentos, se caracteriza como a solução mais eficaz para evitar o aquecimento global. O cacau é a fruta mais impactante para reciclar totalmente, já que 70% podem ser economizados. Para colocar em perspectiva: no geral, cerca de 30% dos alimentos e 50% das frutas e vegetais vão para o lixo.

Apresentações nos EUA e outros países

Três anos após a introdução da categoria de frutas de última geração, marcas artesanais e de consumo na América do Norte, Reino Unido, Europa e Ásia-Pacífico estão introduzindo o cacau em bebidas, como coquetéis, coquetéis sem álcool, cervejas, bebidas energéticas, bebidas saudáveis, como também, em sorvetes, snacks e chocolates.

Nos Estados Unidos, uma das primeiras marcas a introduzir a fruta em um produto voltado para o consumidor, foi a Capão com snacks de cacau. A Blue Stripes introduziu uma variedade de mel de cacau no Whole Foods Market, entre outros. BevCacao lançou uma linha de águas funcionais de cacau e Xoca, uma bebida probiótica de cacau. 

O Japão, conhecido por sua cultura de sabores inovadores, tem sorvete de cacau da Minimal e da Dandelion. e a Godiva lançou recentemente o chocolate WholeFruit, junto com seu suco de cacau 100% puro.

Na Europa e no Reino Unido, as águas de cacau estão surgindo, como Kokojoo e Pacha de Cacao. A marca Kayu leva isso ao próximo nível com uma bebida energética que inclui a polpa do cacau. Na Alemanha e no Reino Unido, uma base de coquetel sem álcool Kiukiu está no mercado. 

No ano passado, Ritter Sport e Lindt lançaram uma barra de cacau 100% puro. Na Bélgica, terra das cervejas artesanais, a Acan introduziu uma cerveja fresca, agridoce e frutada composta por 80% de cerveja e 20% de suco de cacau, todas disponíveis para compra além-fronteiras. 

Receber elogios pelos ingredientes e produtos

Os ingredientes de cacau, produzidos especialista global, Cabosse Naturals, recebeu o “Prêmio de Ingrediente Sustentável” no Sustainable Food Awards 2021 por fazer a diferença sustentável, em termos de impacto ambiental e/ou social. Também foram finalistas durante o World Innovation Awards 2021 na categoria Most Innovative Ingredient.

Em 2022, o novo tipo de chocolate WholeFruit, possibilitado pela Cabosse Naturals, foi introduzido em todo o mundo, pelo pioneiro em cacau e chocolate de sabor fino desde 1842, Cacao Barry. 

Este ano, eles receberam o Prêmio Mundial de Inovação em Alimentos de ‘Melhor Produto Artesanal’ , por sua forte proposta: saboroso e sustentável  WholeFruit Chocolate também ganhou prata na categoria New Sustainable Product Award no Sustainable Food Awards.

Uma outra inovação possibilitada pelo cacau é a primeira bebida nutracêutica Elix, feita com 100% de cacau puro. Devido à alta quantidade de flavonoides de cacau em conserva, a bebida de fruta tem uma alegação de saúde da EFSA. Promovendo a saúde circulatória. Elix foi finalista do World Food Innovation Awards 2022 na categoria Melhor bebida saudável ou de bem-estar.

Fonte: BAKE

 

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