Por: Claudemir Zafalon
Falência do Silicon Valley Bank impulsiona queda no mercado do cacau nas bolsas
O colapso do Silicon Valley Bank pesou fortemente no sentimento de aversão ao risco global e derrubou as bolsas de valores pelo mundo, afetando também os mercados agrícolas.
O cacau, que já vinha enfrentando preocupação com a demanda devido aos altos níveis de inflação e juros, pode ter a situação agravada pela crise financeira e sofrer maior liquidação devido à grande posição comprada dos fundos.
Muitos analistas projetam que o cacau terá um segundo déficit de produção global consecutivo na temporada 2022/23. A última previsão de oferta/demanda da OIC indicou que a moagem global em 2022/23 foi de 5,027 milhões de toneladas, um pouco abaixo da temporada passada, mas também o segundo maior total já registrado. Como resultado, eles estimaram o estoque/uso de cacau em 2022/23 em 32,9, o que seria a leitura mais baixa desde a temporada de 1984/85.
Fonte: mercadodocacau