Fazenda Goiabal vence o Desafio Tecnológico do Cacau

Empresa desenvolveu máquina inovadora para a quebra do cacau, grande gargalo da produção

A Fazenda Goiabal, do Rio de Janeiro, foi a grande campeã do Desafio Tecnológico do Cacau com um quebra-cacau portátil, que vai onde o produtor precisa e quebra o cacau, preservando a qualidade das amêndoas. Pela solução vencedora, Felipe Silva receberá um aporte de R$ 100 mil para desenvolvera máquina. O segundo lugar ficou com a empresa Phmaxx, de Itabuna, na região sul da Bahia, e o terceiro lugar com a Tornearia Divisa Metalurgia, de Correntina, no oeste baiano.

A grande final do Desafio e a cerimônia de revelação aconteceram na semana passada, no auditório do Sebrae, em Ilhéus (BA). O Desafio Tecnológico do Cacau é uma iniciativa do Sebrae/BA e a FAEB/SENAR em parceria com o CocoaAction Brasil e a Rede+, que tem como meta fomentar inovações e tecnologias que aumentem a eficiência da cadeia produtiva. Na edição de 2024, o objetivo era o desenvolvimento de uma máquina acessível para a quebra do cacau, a fim de impulsionar a eficiência e a produtividade em campo, principalmente entre produtores menores/pequenas propriedades. A iniciativa contou com o patrocínio da AIPC (Associação das Indústrias Processadoras de Cacau), Nestlé Cocoa Plan e Mondelēz International.

Para saber mais: https://desafiodocacau.com

Sobre o CocoaAction Brasil

O CocoaAction é uma iniciativa pré-competitiva, com atuação no Brasil desde2018, que trabalha unindo os diferentes atores da cadeia cacaueira, dos setores público, privado e sociedade civil, para implementar ações coletivas que fomentam o desenvolvimento sustentável. O CocoaAction Brasil tem oito membros financiadores – Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars, Mondelēz, Nestlé, ofi – e dezenas de parceiros que colaboram para que a iniciativa execute suas ações & projetos. A iniciativa é coordenada pela P&A, em parceria com a Fundação Mundial do Cacau (WCF).

 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *