GOVERNO DA BAHIA DEFINE NOVO MODELO DE CULTIVO DO CACAU CABRUCA

O Governo do Estado publica na próxima semana a portaria que dá novas diretrizes ao manejo de cacau no sul da Bahia, conhecido como ‘Portaria da Cabruca’. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, durante palestra sobre políticas públicas para o cacau e incentivos a legislação ambiental, no Chocolat Festival, que acontece até amanhã (14) na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

A portaria incentiva a produção de cacau em áreas de mata nativa, com sombreamento, passando da média atual de 300 para 700 pés de cacau por hectare, preservando a Mata Atlântica, um sistema manejo moderno, que vai possibilitar o aumento da produção e da produtividade no sul da Bahia.

O secretário afirma “que isso representa um avanço muito grande, era reivindicação dos produtores de cacau, cuja efetivação pelo Governo do Estado se deu num processo de construção coletiva com a participação de pesquisadores e técnicos da Universidade Estadual de Santa Cruz, Inema, Ceplac, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e associações de produtores”.

“O cacau é uma planta conservacionista e graças a esse cultivo o sul da Bahia possui grandes áreas de Mata Atlântica. É um produto inserido na sustentabilidade econômica, social cultural e ambiental”, finaliza João Carlos Oliveira. Texto: Daniel Thame 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

0 Comments

  1. Carlos Humberto Figueiredo Gonçalves disse:

    Deveria ter aberto há muito tempo atrás.

  2. Alberto melgaço disse:

    Acho que devem internar ele

  3. Eduardo disse:

    Será um erro abrir o comércio… se algo acontecer de ruim ( e vai acontecer, pq o povo brasileiro em geral não sabe seguir regras ), pode colocar na conta dos empresário e CDL… Marão vai liberar por pressão…!

  4. jorge disse:

    Acho que ele quer que dispare o número de contaminação e mortes no município, infelizmente não está aguentando as pressões dos lojistas da cidade.
    No final, quem vai pagar é a população.

  5. Diego disse:

    Interessante, os ônibus que poderiam ser fiscalizados e higienizados nas garagens, o prefeito impede de atender a população, obrigando o uso de lotação com preços abusivos e aglomeração nos veículos aumentando assim a circulação do vírus, já que tem pessoas trabalhando, necessitando ir a hospitais, mercados, etc., será que o prefeito ainda não percebeu isso?

  6. Jaqueline disse:

    Que bom que vai voltar. Se demorar ainda mais, muita gente vai entrar na faixa de miséria, pois o governo não vai ficar colocando na conta de todo mundo 600 conto todo mês pra todos. Tem muita gente aí sem o auxílio e tá passando fome. Se demorar ainda mais..as pessoas vão morrer de coronavírus e fome.

  7. José disse:

    O prefeito não tem opinião própria ele e Mário vai com os outros faz tudo q governador manda precisamos tirar ele o mais rápido possível d Ilhéus ……..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *