O Ministério da Agricultura (Mapa) informou que vai formar um grupo especial para monitorar e combater a praga conhecida como monilíase do cacau, que pode provocar até perda total na produção. De acordo com o Departamento de Sanidade Vegetal, como parte de um plano de contingência, será intensificada a fiscalização nas fronteiras.
Uma força-tarefa será coordenada pela Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A intenção é fazer parceria com os estados para desenvolver ações de controle e de educação fitossanitária.
“A monilíase pode ser disseminada facilmente pelo transporte de frutos e material vegetativo e também em embalagens contaminadas pelo fungo. O reforço na fiscalização é fundamental para a proteção do setor cacaueiro”, diz o diretor de Sanidade Vegetal do Mapa, Luis Rangel.
De acordo com o Ministério, o risco às lavouras nacionais está no fato da praga ter sido identificada em países vizinhos, como Bolívia, Colômbia e Peru. A monilíase foi encontrada também no Equador, que não faz fronteira com o território brasileiro. Fonte: Globo Rural