Indústrias de chocolate vão produzir mais de 100 milhões de ovos de Páscoa

Os principais fabricantes nacionais de chocolate apresentaram na manhã desta terça-feira (20) em São Paulo, os novos produtos que entrarão no mercado a partir da próxima Páscoa, período em que mais se vende produtos feitos com chocolates no Brasil. Estima-se que mais de 20 mil toneladas de ovos de chocolate, cerca de 100 milhões de ovos, foram produzidas para atender a demanda atual.

 

Em 2015, a Páscoa será comemorada no dia 5 de abril e as novidades, segundo Getulio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), começam a chegar às redes varejistas e lojas especializadas no dia 18 de fevereiro, um dia após o carnaval. As oito indústrias que fazem parte da Abicab vão lançar cerca de 150 novos produtos.

 

De acordo com Ubiracy Fonseca, vice-presidente de chocolates da entidade, 26,5 mil trabalhadores temporários serão contratados no período. Em 2014, foram 24 mil pessoas e, de acordo com ele, esse aumento se deu devido aos novos pontos de vendas, cerca de um milhão de lojas. Pesquisa da Abicab apontou que 60% dos pontos de vendas estão localizados na região sudeste, 20% no sul, 9% no nordeste, 7% na região centro-oeste e 4% no norte do Brasil.

 

O mercado brasileiro de chocolates é o terceiro maior do mundo, segundo a Abicab, e o consumo per capita é de 2,8 quilos por ano. A entidade afirmou que ainda não realizou o balanço total do volume produzido em 2014, mas entre janeiro e setembro, houve uma queda de 2% na produção, devido à estagnação da economia.

 

Brinquedos e joias

 

Os lançamentos preparados para a Páscoa 2015 (que começaram a ser planejados, em média, 18 meses atrás) são ovos com formulações novas, como chocolates com mais cacau, quando voltado para o público adulto, ou com mais leite, para as crianças. “As pesquisas realizadas entre os consumidores apontam que quem compra o ovo é a mulher e ela está realmente mais preocupada com a qualidade nutricional dos produtos”, explica Keila Broendel, gerente de marketing da Garoto.

 

A empresa vai lançar, neste ano, junto com os ovos novos, aplicativos para smartphones para as crianças. “É um aplicativo onde os pais podem postar dicas para as crianças seguirem e encontrarem os ovos escondidos”, diz.

 

O público infantil é o que mais atraiu investimentos das indústrias neste ano. Todas têm lançamentos exclusivos para os baixinhos, que vão desde bonecos e carrinhos até maletinhas de lata, espelho, escovas de cabelo. “Todos os anos pensamos em lançamentos exclusivos para este nicho de mercado”, diz Nicolas Seijas, da Arcor.

 

Mas o público adulto não ficou esquecido. Entre os lançamentos apresentados, estão ovos com recheios de frutas, ovos de comer com colher, sem lactose para pessoas intolerantes à substância e até ovos de Páscoa que vem com joias. “Porque os consumidores brasileiros querem presentear as pessoas com produtos mais elaborados”, afirma Renata Vichi, vice-presidente comercial do Grupo CRM, que detém as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau.

 

Sua maior concorrente, a Cacau Show, apresentou 18 lançamentos. Alexandre Costa, presidente da empresa, diz que apesar da estagnação do mercado, o otimismo para o período é grande. Até o final deste ano, a sua rede chegará a 2 mil lojas no Brasil. Fonte: Globo Rural

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *