Iniciativa da Cargill fomenta conscientização para reciclagem em parceria com nove municípios de São Paulo

Nos últimos dois meses, mais de 10 mil garrafas PET, 600 latinhas de molho de tomate Pomarola e dezenas de quilos de papelão que seriam descartados e inutilizados ganharam um novo significado nas mãos de alunos de 6 a 16 anos de escolas públicas de nove cidades do estado de São Paulo. Foi durante o Ecoarte Itinerante, projeto realizado pela Cargill, por meio das marcas Liza, Elefante e Pomarola, que os estudantes de Praia Grande, Itapira, São Paulo, Guarulhos, Mairinque, Porto Ferreira, Bertioga, São Roque e São José do Rio Pardo transformaram estes materiais em novos objetos, como peças de decoração e brinquedos.

“A questão ambiental tem se apresentado na forma de muitos problemas que afetam a vida do cidadão comum e a escola é chamada a dar sua contribuição na busca de soluções para a crise ambiental. Em todas as instituições por onde o Projeto Ecoarte passou, deixou uma mensagem de esperança aos alunos, professores e diretores, introduzindo novas ideias e proporcionando novas discussões em sala de aula por meio das cartilhas distribuídas e oficinas realizadas”, destaca Eloyna Fernandez, coordenadora pedagógica do projeto elaborado pela Cultura Sustentável.

Todas as nove cidades receberam a visita por uma semana de uma carreta itinerante que levava consigo ações de sustentabilidade e conscientização ambiental para toda a cidade, e, durante o final de semana, a carreta se transformava em uma mostra cultural, disseminando conhecimento aos munícipes que participavam das mais diversas ações conduzidas em praça pública.

O projeto, que tem a reciclagem como protagonista, atingiu seu objetivo de promover a democratização, a cultura e a consciência ambiental por meio de teatro, oficinas, cinema e artes visuais para os mais diversos públicos. Foram dez mil pessoas impactadas diretamente com a iniciativa, ente alunos da rede municipal, professores e cidadãos, conscientizados sobre a questão dos resíduos sólidos recicláveis e de sua responsabilidade com o descarte ambientalmente correto de materiais.

Segundo Marcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil, outro benefício para os municípios foi o destaque recebido pelas cooperativas. “As cooperativas de catadores tem um papel fundamental na gestão de resíduos municipal e, após o projeto, esperamos que o volume de material recebido pelas cooperativas seja maior e melhore a qualidade da separação, aumentando a renda e qualidade de vida das pessoas que dependem desta atividade, além de ajudar no crescimento da qualidade ambiental dos municípios”, ressalta.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário