Criado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o projeto “Itabuna, cidade amiga das abelhas” foi lançado na última segunda, dia 14. O objetivo é tornar o município conhecido nacionalmente pelo estímulo à apicultura.
A região já conta com outro projeto nessa área, o “Abelha, aliada da natureza”. Eleito um dos dez melhores do Brasil pelo Ministério da Agricultura, ele foi criado pela Ceplac e foca a sustentabilidade econômica, social e ambiental através da pesquisa, transferência de tecnologia e serviços aos apicultores.
Potencial
Apesar da importância que tem para o Sul da Bahia, o potencial da apicultura ainda é pouco explorado. A ideia é mudar essa realidade e criar o Parque Tecnológico e Industrial das Abelhas de Itabuna. “Este polo tecnológico deverá abastecer todo o Brasil com produtos e insumos da apicultura. O espaço terá fábricas de colmeias, de EPIs, lojas, escolas de apicultura, além de um espaço para visitação com parque temático e praça de alimentação”, afirma Edinei Magalhães, pesquisador da Ceplac.
Edinei Magalhães, que é engenheiro agrônomo, é reconhecido nacionalmente quando o assunto é apicultura. Ele será o responsável por coordenar e supervisionar o “Itabuna, cidade amiga das abelhas”.
Fonte: Secom