Lindt impõe doce vitória sobre a Haribo

A fabricante suíça Lindt venceu uma batalha legal contra a rival alemã Haribo, que tentava impedi-la de fabricar seus ursos dourados de chocolate. A Haribo reivindicava que a versão da Lindt era uma violação do seu logotipo “urso de ouro”.

A Corte Federal da Alemanha, a maior jurisdição do país, decidiu que o urso da Lindt é nem uma violação da marca registrada de Haribo ou uma imitação de seus doces de goma conhecidos como “Goldbaren” (Ursos de Ouro). A Haribo tem produzido os gummy bear de gelatina desde os anos 1960; já a Lindt lançou seu ursinho de chocolate em 2011.
Em um comunicado, a Corte afirmou que o produto da Lindt poderia ser descrito usando termos como “teddy” ou “urso de chocolate” e não mais a expressão “urso de ouro”. Com a liberação para a produção do chocolate, disse o tribunal, a intenção é evitar o perigo de “monopolização design de produto”.
A batalha judicial começou no fim de 2012. O motivo da demanda da Haribo foi o urso da Lindt, o “Lindt Teddy”, que invadiu os supermercados alemães no outono de 2012 para as festas de Natal. Segundo a companhia suíça, seu urso de chocolate ao leite está inspirado no coelho de Páscoa da marca, que também é vendido em um papel dourado com uma fita vermelha deste 1952.
O tribunal de Colônia (oeste) deu razão à Haribo em primeira instância, ao considerar que havia muitas possibilidades de que os consumidores confundissem os dois tipos de ursos. Depois que a Lindt recorreu da decisão, outro tribunal rejeitou a demanda. No início de 2014, o caso chegou à Corte Federal Alemã, que pôs fim à disputa.
Em um comunicado, a Lindt saudou a decisão e disse que vai “continuar a deliciar todos os amantes do chocolate Lindt com o Lindt Teddy”.

Guerra dos chocolates: Nestlé x Cadbury
Na semana passada, o Tribunal de Justiça Europeu rejeitou o pedido da Nestlé para que obtivesse patente de sua barra de chocolate de quatro fileiras do Kit Kat no Reino Unido, após dez anos de batalha judicial. A rival Cadbury lutava contra a decisão já que fabrica um chocolate neste formato, ainda que bem menos conhecida.
A guerra do chocolate entre as duas fabricantes começou quando a Cadbury tentou obter exclusividade pelas embalagens roxas usadas em seus chocolates. A Nestlé se opôs e, finalmente, a decisão sobre a cor foi derrubada em 2013.
No caso mais recente, ambas empresas disseram-se satisfeitas com a decisão sobre a barra de quatro fileiras, mas analistas acreditam que a Nestlé continuará a brigar pelo caso. A fabricante lutou mais de 40 anos para registrar o slogan “Have a Break, Have a Kit Kat” como marca, finalmente conseguindo em 2006. Fonte: O Globo
 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *