Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade

Pautada pelo propósito de inspirar momentos de felicidade todos os dias, a Mars Wrigley, empresa global detentora de algumas das marcas mais amadas do mundo, como SNICKERS®️, M&M’S®️ e TWIX®️,anuncia mais uma importante iniciativa no apoio ao fortalecimento da cacauicultura brasileira. A companhia é uma das patrocinadoras da 6ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial, evento que tem como objetivo promover uma jornada de transformação, reconhecimento e impacto social, impulsionando a qualidade, a sustentabilidade e a competitividade do cacau brasileiro no cenário internacional.

Ao se tornar uma das apoiadoras do concurso, a Mars Wrigley reforça o seu compromisso de desenvolver práticas sustentáveis desde o plantio do cacau até o produto que chega ao consumidor, tendo como foco o cuidado com as pessoas e o planeta. “Por conta do nosso portfólio repleto de marcas icônicas e da nossa expertise de mais de 100 anos, faz parte da nossa responsabilidade garantir o futuro do cacau e das comunidades que crescem em torno dele”, explica Rodrigo Santini, Chief Impact & Relations Officer na Mars Wrigley no Brasil.

Realizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE) e organizado pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Estado do Pará (SEDAP-PA) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), o concurso conta com a participação de produtores de cacau do Brasil todo. Os inscritos enviam amostras de amêndoas de cacau, conforme a categoria escolhida e seguindo as orientações da organização, e um comitê técnico realiza provas cegas e avalia o nível de sustentabilidade da propriedade produtora. Ao final são somados todos os pontos obtidos em cada fase para determinar o vencedor. A edição de 2024 registrou um recorde no número de origens participantes, também conhecido como terroirs. Foram ao todo 9 estados, além dos tradicionais Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia, participaram também produtores do Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Alagoas, mostrando toda a potência do país na produção desta matéria-prima e em seu manejo sustentável.

“É uma grande honra contar com a Mars como apoiadora deste projeto, que se consolida como uma das principais iniciativas voltadas para a valorização do cacau brasileiro. A presença da marca reforça o apoio que temos recebido de forma ampla e integrada de quase toda a cadeia do cacau no Brasil, contribuindo diretamente para a consolidação da nossa estratégia de promoção e valorização da origem brasileira no mundo” reforça Cristiano Villela, diretor Científico do Centro de Inovação do Cacau e Presidente do Comitê Nacional.

Os ganhadores do VI Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade serão revelados durante uma cerimônia no dia 28 de novembro, em Belém, no Pará, no coração da Amazônia brasileira.

Revitalizando o planeta

Nascida em 1911, nos Estados Unidos, a Mars Wrigley entrou para o Top 4 do mercado de chocolate no mundo em 2022. SNICKERS® foi a marca de candy bar mais vendida no Brasil em 2023. Já M&M’S® figura entre as cinco maiores marcas de chocolate no mundo (Euromonitor), a primeira de confeitos drageados no Brasil (Nielsen) e está entre as dez maiores marcas de chocolate no Brasil (Nielsen). Todos esses dados somados à presença do Centro de Ciência do Cacau da Mars, há 40 anos no sul da Bahia, credenciam a companhia para falar de qualidade e sustentabilidade dentro do segmento.

Em 2018, por exemplo, a Mars Wrigley lançou “Cacau para Gerações”, estratégia global que exige padrões mais rigorosos do que os conjuntos de certificações atuais. “Brasil é, sem dúvida, um mercado estratégico para a Mars. Queremos fomentar o país no cenário mundial como um exemplo na produção sustentável da matéria-prima”, declara Santini.

Dentro dessa agenda sustentável defendida pelo executivo, a Mars ainda tem como meta reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor em 50% até 2030 e ser Net Zero até 2050; introduzir técnicas de reuso da terra, diminuindo a necessidade de ampliar as áreas de cultivo, gestão inteligente dos recursos hídricos e desenvolver embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Nessa jornada, a companhia já apresenta índices positivos (dados 2023): redução de 16% nos gases de efeito estufa; redução de 6% no uso da terra; redução de 27% no uso insustentável de água e 61% das embalagens voltadas para o consumidor são projetadas para a circularidade. “Precisamos desse olhar 360° para garantir que nossas ações tenham impacto de ponta a ponta em nossa cadeia produtiva, envolvendo desde o produtor até o consumidor final”, afirma o executivo.

Nutrindo o bem-estar

O Brasil é um dos poucos países a sediar, desde 1982, o Centro de Ciência do Cacau da Mars (Mars Center for Cocoa Science – MCCS, em inglês). Localizado em Barro Preto, no sul da Bahia, o local é totalmente dedicado ao estudo sobre a cadeia produtiva da matéria-prima e recebe anualmente estudantes, cientistas, visitantes e executivos do setor tanto do país do exterior, interessados em conhecer de perto as pesquisas desenvolvidas sobre técnicas de cultivo e melhoramento genético das plantas, com o objetivo de aumentar a produtividade dos agricultores, criar resistência a doenças e produzir amêndoas melhores, resultando em um cacau agronômico de alta qualidade, com sabor e composição únicos.

Além disso, o Centro de Ciência do Cacau da Mars tem contribuído com pesquisas na região, dividindo esse conhecimento com o mundo acadêmico, por meio de projetos realizados em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA. Essa cooperação reforçar a relação da Mars com a comunidade local, por servir como um espaço de capacitação profissional, geração de empregos e fonte de renda na cidade, bem como servir de estímulo para toda a indústria, permitindo que profissionais do setor adquiram conhecimento profundo sobre a matéria-prima, desde o seu cultivo até o virar o produto que chega ao consumidor.

Despertando a alegria nas pessoas

Com este olhar voltado para a comunidade em torno do Centro de Ciência e dentro da estratégia do “Cacau para Gerações”, a Mars também construiu em Barro Preto a Escola Municipal Virgínia Mars, como um dos instrumentos de combate ao trabalho infantil na região cacaueira do sul da Bahia.

Em funcionamento desde 1987, dentro do MCCS, a escola atende alunos da Educação Infantil, Ensinos Fundamentais I e II e oferece Alfabetização para Adultos. Com um programa moderno e transformador, a unidade tem na sua grade curricular a introdução de temas como Meio Ambiente e Cacau para formar crianças conscientes da importância do cacau na economia e do equilíbrio ecológico, gerando conhecimento e orgulho do que fazem.

Entre 1987 e 2023, mais de três mil alunos passaram pela escola e cerca de 1.150 famílias são impactadas diretamente por suas atividades. De acordo com Rodrigo Santini, a Escola Municipal Virgínia Mars tem um papel fundamental para a companhia. “Enquanto investimos na produção de cacau, a escola garante o crescimento saudável das crianças, com acesso à educação para melhorar a qualidade de vida e prevenir a exploração do trabalho infantil na região”, explica.

Além do papel educacional, a Escola Municipal Virgínia Mars contém em suas instalações a Unidade de Saúde da Família (USF) – Almirante, que se dedica a melhorar o bem-estar da comunidade local desde 1996.

Por meio de Agentes Comunitários da Saúde, a USF fornece cuidados de saúde às famílias de áreas rurais remotas do município, como atendimentos preventivos, campanhas de conscientização, encaminhamento e acompanhamento com médicos especialistas. No espaço também funciona um Centro Odontológico para estimular hábitos de higiene oral em crianças, adolescentes e adultos. “Os alunos da escola e toda a comunidade local são os principais beneficiários desta iniciativa”, complementa Santini.

“Todas essas iniciativas da Mars estão em linha com a estratégia global Cacau para Gerações. São compromissos que assumimos hoje para garantir um amanhã sustentável”, conclui o Chief Impact & Relations Officer.

Fonte: Notícias agrícolas

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