Mondelez anuncia fechamento de fábrica; demissões podem chegar a mais de 700

A Mondelez International anunciou na quinta-feira (1º) que vai fechar a fábrica em Piracicaba (SP). A empresa informou que a produção será descontinuada gradativamente até dezembro e a produção será transferida para as unidades do Paraná e Pernambuco. Segundo o sindicato da categoria, somente na unidade são 720 funcionários, e com os terceirizados, as demissões podem chegar a mil pessoas.
O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba (STIAP), José Moacir Bunho, informou que a empresa organizou uma assembleia na manhã de quinta-feira com os funcionários para fazer o anúncio.
A unidade de Piracicaba concentra a produção de biscoitos da empresa, que segundo informado pela Mondelez durante a reunião, teve queda na demanda. Com isso, a empresa vai fechar a unidade e rescindir os contratos de todos os funcionários.
Ainda de acordo com Bunho, a empresa se comprometeu a pagar todos os direitos trabalhistas, e ainda pagar uma indenização de 30% do salário do funcionário por ano trabalhado. “Alguns trabalhadores estavam há mais de 20 anos na empresa”, comenta o secretário.
A Mondelez também afirmou que estenderia o plano de saúde e o fornecimento de cesta básica para os funcionários por seis meses, além de pagar cursos e ajudar os trabalhadores dispensados a se recolocarem no mercado.
O sindicato analisa a proposta da empresa, para dar a posição dos funcionários sobre o acordo.

Transferência da produção
Em nota, a Mondelez afirmou que revisou o processo de fabricação e decidiu otimizar o modelo de produção da empresa com foco em fábricas multicategorias, reunindo a produção nas fábricas de Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE) e fechando as unidades de Piracicaba e Bauru (SP).
A empresa também reafirmou a possibilidade de transferência de alguns funcionários. Confira abaixo os principais trechos da nota:
“O Brasil é um dos principais motores de crescimento da Mondelez International e, como o 4º maior mercado do mundo, a empresa continua trabalhando para melhorar seus níveis competitivos. Para garantir um crescimento sustentável e construir uma cadeia de suprimentos de classe mundial, a empresa revisou seu processo de fabricação e decidiu intensificar e otimizar seu modelo de produção com foco em fábricas multicategorias.
Com esta decisão estratégica de negócios, a companhia concentrará sua produção em Curitiba (PR) e Vitória de Santo Antão (PE) – fábricas que já operam no modelo multicategoria. Com esse passo, as unidades de Bauru e Piracicaba (SP) terão suas linhas transferidas e serão gradativamente descontinuadas até dezembro de 2018. Como resultado dessas mudanças, Curitiba e Vitória de Santo Antão serão as duas maiores plantas de produção da companhia na América Latina.
Decisões que afetam nossas pessoas e as cidades onde atuamos são sempre difíceis e essa não é exceção. A determinação não está, de forma alguma, relacionada ao desempenho de nossas pessoas e estamos comprometidos em tratá-las com dignidade e respeito. Além dos direitos assegurados pela lei, nossos colaboradores poderão contar também com um sólido plano de recolocação profissional e de transição de carreira. Internamente, a companhia promoverá treinamentos, feiras de emprego e workshops. Em paralelo, havendo vagas abertas, os colaboradores que tiverem mobilidade e perfil compatível às posições serão considerados para transferência.
Essas mudanças fazem parte da estratégia global da companhia. Desde 2014, a empresa vem analisando minuciosamente sua cadeia de suprimentos com o objetivo de manter a sustentabilidade econômica e a evolução do negócio a médio e longo prazo.
Com essa reestruturação, gomas e balas, chocolates, bebidas em pó, sobremesas e cream cheese serão produzidos em Curitiba, e biscoitos e chocolates em Vitória de Santo Antão. Como são multicategorias, essas fábricas estão assumindo grande importância neste novo cenário, por possuírem localização geográfica favorável e experiência robusta nos processos de fabricação e logística.”

Mondelez
A Mondelez International está presente em mais de 160 países com as linhas de biscoitos, chocolate, goma, doces e bebidas em pó, com portfólio de marcas como os biscoitos Oreo e belVita; chocolates Cadbury Dairy Milk e Milka, e a goma de mascar Trident. A empresa teve receita líquida de U$ 26 bilhões em 2017.
Fonte: G1

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *