Nestlé investe no futuro do cacau: Programa Cacauicultores do Futuro chega à Bahia

Linhares, maio de 2024 — Após itinerar por importantes regiões cacaueiras do país, incluindo Linhares-ES, Ilhéus-BA, Altamira-PA e Ji-Paraná-RO, o programa Cacauicultores do Futuro desenvolvido pelo Instituto Ampliê, e realizado pelo Nestlé Cocoa Plan, desembarca em terras baianas, desta vez a cidade anfitriã é Eunápolis, consolidando-se como um marco essencial para o setor.

Esta é a segunda vez que o estado da Bahia recebe o Programa Cacauicultores do Futuro, após o sucesso da edição inaugural em Ilhéus, no ano anterior. A iniciativa faz parte da Nestlé em promover a sustentabilidade e a inovação no setor cacaueiro brasileiro.

Direcionado a jovens produtores de 18 a 29 anos, visa se preparar a próxima geração de cacauicultores para os desafios e oportunidades do setor, promovendo práticas sustentáveis e fomentando a sucessão familiar. Durante três dias intensos de imersão, de 11 a 13 de junho, 40 participantes selecionados terão a oportunidade única de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre os desafios e oportunidades da produção sustentável de cacau. O evento também proporcionará um espaço para trocas de experiências, análises de mercado e discussões fundamentais para o desenvolvimento local e a construção de uma cadeia produtiva sustentável e próspera na cacauicultura.

Para participar do processo seletivo, os jovens devem acessar o site cacauicultoresdofuturo.com.br e realizar sua inscrição até o dia 31 de maio. A participação é gratuita.

Sobre o Nestlé Cocoa Plan
Com 13 anos de existência, o Nestlé Cocoa Plan visa aumentar a produtividade de mais de 4 mil produtores parceiros, visando atingir 100% de cacau sustentável até 2025. O programa já influencia marcas reconhecidas, como KitKat, Alpino, Talento, Prestígio, Baton, Choco Trio, Passatempo, Bono, Nescau e Chocolate em pó Dois Frades.

O programa, presente em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo, destaca-se por promover práticas de agricultura regenerativa, buscando uma produção mais sustentável. A iniciativa oferece assistência técnica, pagamento adicional pelo cacau sustentável adquirido e utiliza ferramentas de geomonitoramento para prevenir o desmatamento.

Por meio do assistente virtual Theo, os cacauicultores têm acesso gratuito a suporte constante sobre dúvidas técnicas, fases de cultivo, condições climáticas e preço médio do cacau, garantindo uma interação dinâmica pelo WhatsApp.

Sobre a Nestlé
Com mais de 100 anos de atuação no Brasil, a Nestlé reforça seu compromisso com a sociedade, promovendo nutrição, bem-estar e inclusão. Empregando mais de 30 mil pessoas e presente em 99% dos lares brasileiros, a Nestlé mantém iniciativas sustentáveis, contribuindo para a modernização do campo e redução de impactos ambientais.

Sobre o Instituto Ampliê
Com mais de 10 anos de experiência, o Instituto Ampliê, sediado no Espírito Santo, busca impulsionar o crescimento do agronegócio, oferecendo soluções em eventos e projetos alinhados com a realidade do campo. A instituição visa melhorar a qualidade de vida no campo, promovendo inovação e condições favoráveis ao crescimento sustentável do agronegócio.

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

Fonte: Nestlé

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *