Nova resolução aumenta oportunidade de venda para a merenda escolar

A nova resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) publicada neste mês abril pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) traz melhorias no processo de compra e venda de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. 

 

A partir de agora, o limite de venda passa a ser por entidade executora – prefeituras, secretarias estaduais, caixas escolares. O agricultor familiar poderá vender, anualmente, até R$ 20 mil por entidade, o que possibilita na prática um aumento do limite anual. 

 

Para o coordenador de Comercialização da SAF/MDA, Igor Teixeira, a alteração amplia o canal de comercialização. “Os agricultores agora podem concorrer a mais chamadas gerando, automaticamente, um aumento na renda familiar”, conclui. 

 

O novo texto esclarece a priorização dos projetos das Chamadas Públicas, dando maior clareza para o processo de seleção. Agora, os projetos devem ser divididos em quatro categorias na seguinte ordem: os de grupos de fornecedores locais; os de grupos de fornecedores do território rural; os de grupos de fornecedores do estado, e; os de grupos de fornecedores do país. Feito isso, a prioridade é do grupo de fornecedores locais e assim por diante. Assim, garante-se que a aquisição priorizará os projetos mais próximos às escolas. 

 

Dentro dessas categorias, os critérios para seleção continuam sendo os projetos de assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, na sequência os fornecedores com certificação orgânica e agroecológica, os grupos formais com DAP Jurídica e, por fim, os grupos informais e agricultores individuais. 

 

Com as alterações, o controle no limite de venda passa a ser de responsabilidade das entidades executoras, quando os produtos adquiridos forem de agricultores individuais ou grupos informais, ou das cooperativas e associações, quando essas comercializarem produtos de seus membros. 

 

Resolução CD/FNDE nº 4, de 2 de abril de 2015 

 

A Resolução CD/FNDE nº 4, de 2 de abril de 2015, altera a redação dos artigos 25 a 32 da Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), relativa à aquisição da agricultura familiar para a alimentação escolar. 

 

Foi publicada no Diário Oficial da União no dia 08 de abril de 2015.

 

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *