Cientistas belgas alegam ter criado um “super-chocolate”, que seria mais saboroso que qualquer outro que você já provou. E acredite: o ingrediente principal deste novo tipo de chocolate é a levedura encontrada em cervejas. De acordo com os cientistas, ela ajuda a aprimorar o sabor do produto – que pode ainda ser modificado para agradar diversas preferências.
O produtor de chocolate envolvido nesta nova criação é Barry Callebaut. Ele descobriu que o sabor do chocolate se forma no momento da fermentação de uma polpa grudenta que cobre os grãos de cacau durante a secagem. Essa polpa serve de alimento para micróbios presentes no local de fabricação do chocolate. E é justamente a diferença entre os micróbios presentes em diferentes pontos de fabricação que fazem o sabor único de cada produto.
Foi então que os produtores em questão procuraram cientistas da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, para descobrir qual levedura resulta no mais saboroso grão de cacau. Para encontrar essa informação, os cientistas analisaram mais de 1000 cepas do Saccharomyces cerevisiae. O resultado desse estudo foi uma levedura híbrida, muito semelhante à utilizada na fabricação de cervejas. De acordo com os cientistas, ela previne o crescimento de fungos indesejados, além de dar um belo sabor e aroma ao produto final. Os belgas, além disso, afirmam que nenhum tipo de composto químico ou artificial foi utilizado para chegar à fórmula do “super-chocolate”.
Agora, a equipe espera providenciar o necessário para começar a comercializar o produto em todo o mundo.
Nos resta esperar para provar de perto a mais nova invenção deliciosa da ciência. Fonte: Daily Mail