O Grupo Ferrero anuncia hoje que conseguiu alcançar o seu objetivo de obter cacau de forma 100% sustentável. A multinacional italiana, que detém marcas como Ferrero, Nutella e Kinder, quer contribuir para melhorar as condições de vida dos agricultores que se dedicam à produção de cacau, garantindo que uma das principais matérias-primas dos seus produtos é sustentável também a nível económico e social.
Em 2011, o Grupo Ferrero tinha decidido implementar esta estratégia relativamente ao cacau que adquire diretamente, mas em 2019 adicionou também o chocolate adquirido a terceiros. “E é com orgulho que agora confirma o cumprimento desse compromisso”, segundo revela a em comunicado.
Todo o cacau comprado pela Ferrero é certificado por organismos internacionais e independentes, como a Rainforest Alliance (UTZ), a Fairtrade e a Cocoa Horizons.
O grupo diz também estar a avançar em direção à total rastreabilidade da cadeia de fornecimento, estando neste momento nos 95%. Isto significa que a Ferrero é capaz de acompanhar todo o ciclo de vida do cacau, desde as explorações agrícolas aos consumidores.
O segredo? “Uma abordagem distintiva, que consiste em adquirir a maior parte do seu cacau como grãos crus, realizando todo o seu processamento posterior em centros próprios.” Além disso, a Ferrero compra grãos “como fisicamente rastreáveis”, técnica que permite conhecer exatamente a origem do cacau e identificar eventuais problemas. Fonte: Executicedigest.sapo


