Reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência na produção de mudas de alto valor agronômico, o Instituto Biofábrica da Bahia, sediado em Ilhéus, anunciou a abertura de vagas para um novo ciclo de capacitações voltadas à produção e manejo de mudas de cacaueiro e à implementação de viveiros telados. A primeira turma já tem data marcada: as aulas práticas acontecerão no dia 8 de julho, no parque fabril da instituição.
O programa de capacitação é fruto da crescente demanda por transferência de conhecimento técnico desenvolvido pela Biofábrica, como destaca Valdemir José, Diretor Presidente do Instituto. “Nós passamos a ser procurados por muitas cidades, estados e até países para disseminar as tecnologias e técnicas usadas por nós. Em abril, por exemplo, recebemos um grupo de 50 angolanos, o que muito nos honrou. A partir disso, nasceu a necessidade de organizarmos melhor esta demanda, com a criação de um setor exclusivo para este fim.”
A estrutura pedagógica e técnica das formações é coordenada pela Dra. Kaleandra Sena, responsável técnica da instituição. Formada em Agronomia, Dra. Kaleandra possui Doutorado em Genética e Biologia Molecular e Pós-Doutorado em Biotecnologia e Genômica, o que confere à capacitação um elevado nível técnico e científico.
A iniciativa integra o projeto Cappacitah, coordenado por Manu Berbert, também responsável pela comunicação institucional da Biofábrica. “As capacitações acontecem em turmas com datas fixas e são voltadas para grupos de produtores, agricultores, técnicos e empresas. No último dia 4, por exemplo, capacitamos um grupo de 25 reassentados, em ação realizada em parceria com a Bamin”, explicou Manu.
As inscrições para a turma do dia 8 de julho já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do projeto: www.cappacitah.com.br/curso. A iniciativa representa mais um passo na missão da Biofábrica de ampliar o acesso ao conhecimento técnico e fortalecer o desenvolvimento sustentável da cacauicultura regional e internacional.
Fonte: mercadodocacau
1 Comment
Esse curso de capacitação é riquíssimo em conhecimento sobre cacauicultura. Quem não investe em conhecimento na área que exerce será dado ao fracasso.