Os fabricantes de chocolate artesanal do norte da Europa estão conquistando o mercado: o que os torna tão especiais? Uma análise de marketing.

Se você viu muitas barras de chocolate de alcaçuz e amora por aí ultimamente, não é por acaso.

Nos últimos cinco anos, países como Suécia, Islândia, Dinamarca, Finlândia e Noruega deram origem a algumas das marcas mais elegantes, modernas e apreciadas do mercado de chocolate artesanal. Com inclusões nórdicas exclusivas, como espinheiro, raiz de alcaçuz, frutas silvestres, brotos de abeto e cogumelos, esses fabricantes de chocolate construíram uma sólida reputação ao cruzar os limites do doce e do salgado no chocolate. Esta é precisamente a sua proposta de venda única: mesmo quando usam o mesmo cacau que outros fabricantes estão usando (Akesson’s, Kokoa Kamili, Cacau incomum, etc.), suas criações se diferenciam de tudo no mercado graças ao uso de ingredientes locais que são tradicionais para suas cozinhas nórdicas.

Os chocólatras não parecem se intimidar com essas novidades, mas na verdade gostam de ter seus paladares desafiados por essas novas combinações de sabores. Tanto é verdade que esses fabricantes de chocolate artesanais do Norte têm uma distribuição excepcionalmente ampla, dos Estados Unidos à Austrália, da Europa ao Japão, encontrando o favor de muitos varejistas internacionais ansiosos por tê-los em seus sortimentos. Escusado será dizer que a maioria destas criações nórdicas é abundantemente premiada todos os anos pelas mais prestigiadas competições de chocolate.

Mas o que EXATAMENTE tornou marcas como Omnom Chocolate da Islândia, Friis-Holm da Dinamarca, Svenska Kakaobolaget e Standout Chocolate da Suécia, Fjåk Chocolate da Noruega e Goodio Chocolate da Finlândia tão populares?

Aqui estão os elementos que essas marcas têm em comum e que provavelmente estão desempenhando um papel importante em seu sucesso crescente.

1) Um talento especial para embalagens elegantes.

Definitivamente ajudou que alguns desses fabricantes de chocolate artesanais nórdicos já tivessem uma carreira em design, fotografia, desenvolvimento de produtos e até mesmo design de jogos antes de começarem sua jornada do feijão à barra. Mas também aqueles que foram confeiteiros e chocolates durante toda a vida admitiram ter contado com a ajuda de designers de embalagens desde o lançamento de sua marca. Simplificando: design profissional . Quase dá para saber quando uma barra de chocolate é feita no Norte da Europa apenas olhando para a embalagem: cores monocromáticas sólidas, linhas limpas, formas geométricas, multidimensionalidade.

Nunca é difícil de abrir, frágil ou amador. Até os designs mais simples são criados para impressionar. A forma do chocolate no interior também é utilizada para propor uma marca forte, muitas vezes com moldes personalizados que levam o nome da empresa ou mostram formas inesquecíveis.

2) Inclusões inesperadas, nunca ouvidas antes.

Os fabricantes de chocolate artesanais nórdicos trouxeram para a mesa novos ingredientes interessantes que antes raramente eram combinados com chocolate. De queijo e cogumelos a madeira de pinheiro e frutos silvestres, eles ultrapassaram os limites do doce e do salgado para combinações de sabores inesperadas. Surpreendentemente, chocólatras em todo o mundo não parecem se importar, mas estão realmente intrigados e dispostos a desafiar seus paladares. Essas inclusões encontram seu solo fértil em todos os tipos de chocolate, desde altas porcentagens de cacau até os mais doces chocolates brancos. A principal força dessas barras é um notável equilíbrio de sabores, onde as receitas foram aperfeiçoadas até o melhor resultado possível.

Muitas dessas inclusões não vêm de longe, já que os fabricantes de chocolate artesanal nórdicos se esforçam para obter seus ingredientes adicionados localmente e nacionalmente. Não apenas colaborações com empresas locais de alimentos e bebidas artesanais, mas algumas delas chegam a fazer lotes limitados com os ingredientes silvestres que podem encontrar nas florestas próximas, tornando esses bares verdadeiramente especiais.

3) Atenção aos orgânicos.

A demanda geral por produtos orgânicos no norte da Europa sempre foi forte, com Dinamarca, Suécia e Noruega entre os 10 principais países do mundo com o maior consumo per capita de alimentos orgânicos em 2019 . Essa sensibilidade pelos produtos orgânicos é transferida pelos fabricantes de chocolate nórdicos para suas criações. Raros são os tabletes de chocolate sem certificação orgânica que são orgulhosamente expostos, com sortimentos e coleções inteiros feitos exclusivamente de ingredientes orgânicos (cacau, açúcar e inclusões). Só para constar, o uso de cacau orgânico significa que pesticidas, herbicidas e fertilizantes nocivos não foram usados ??durante as práticas agrícolas, mas que outras técnicas são postas em prática para manter o solo reabastecido e o meio ambiente próspero.

É importante notar que os fabricantes de chocolate nórdicos não fazem orgânico a proposta de venda exclusiva de suas barras. Orgânico é apenas um dos muitos fatores que contribuem para seu sucesso, junto com designs profissionais, sabores intrigantes e muito mais. Uma certificação orgânica parece ser um acéfalo, uma segunda natureza ou simplesmente um ponto de partida para essas marcas.

4) Prêmios de competições internacionais.

Ano após ano, você encontrará seus nomes frequentemente na longa lista de vencedores em competições internacionais de chocolate . Suas inclusões nórdicas exclusivas nunca deixam de ser classificadas nas categorias de sabor / inclusão. Mas também suas barras de chocolate escuro de origem única são apreciadas com vários prêmios de Bronze, Prata e até Ouro. Nunca tímidos em exibir os adesivos do prêmio em suas barras, esses fabricantes de chocolate artesanais sabem que esses sinais de reconhecimento dos especialistas do setor ajudam nas vendas, na moda e na confiança do público em geral. Assim, eles nunca perdem a chance de entrar em uma ou mais dessas competições todos os anos.

Com centenas de prêmios de chocolate atribuídos a cada ano por diferentes competições, agora quase todas as barras de chocolate artesanais no mercado têm um ou até vários adesivos de prêmio em sua embalagem. Mas, novamente, o sucesso desses fabricantes de chocolate nórdicos não é apostar tudo em uma única vantagem competitiva, mas reunir muitos pontos fortes no mesmo produto, prêmios incluídos.

5) Simpatia vegana.

Em 2021, está claro que o veganismo veio para ficar. Longe de ser uma dieta da moda ou uma tendência passageira, os consumidores estão impulsionando uma forte demanda por alternativas ao leite, substitutos de carne, opções vegetarianas e versões vegetais de receitas tradicionais . O chocolate artesanal já surfou essa tendência há alguns anos, com ingredientes como coco, arroz, amêndoa e agora leite de aveia para criar deliciosas alternativas de chocolate branco e mylk que são tão deliciosas quanto suas contrapartes tradicionais. As marcas de chocolate artesanal nórdico parecem estar particularmente atentas a essa demanda crescente. Enquanto apenas alguns deles criaram marcas que são inteiramente veganas, muitos estão acompanhando suas tradicionais barras lácteas com alternativas inovadoras e incomuns à base de plantas.

Graças à inclusão de ingredientes locais e únicos, essas marcas conseguem criar barras de chocolate vegano fora do comum, que oferecem uma gama mais ampla de sabores em comparação com o que normalmente está disponível no mercado. Incluir opções sem laticínios em seu sortimento definitivamente contribuiu para tornar os fabricantes de chocolate artesanais nórdicos ainda mais populares.

6) Uma sensação nórdica.

Natureza não contaminada, vistas de tirar o fôlego, paisagens nevadas e águas intocadas dão uma aura encantadora a essas barras de chocolate do Norte. As peculiares inclusões são apenas o fim de uma jornada que começa nas fábricas de chocolate localizadas nos cenários mais incríveis. Por meio de suas contas nas Redes Sociais, esses chocolates artesanais nos levam aos seus lugares, mostrando tradições culinárias, rituais sazonais e hábitos diários de países que nos fascinam de longe. Este “sentimento” contribui para tornar essas empresas não apenas inesquecíveis, mas reconhecidas por todos os outros fabricantes internacionais. Os arredores tornam-se consciente ou inconscientemente parte de sua estratégia de marketing mais genuína.

Agora está claro como essas marcas nórdicas se tornaram irresistíveis para consumidores e varejistas de chocolate: elas seguem as tendências (orgânico e vegano), chamam a atenção (com designs elegantes e modernos), se diferenciam (graças a combinações de sabores únicas), conseguem a aprovação dos especialistas (com prêmios internacionais) e colocam suas criações em uma atmosfera encantadora (em um ambiente típico nórdico).

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