No próximo dia 18 de setembro, em Londres, estarão reunidos os representantes dos melhores cacau do mundo, no quesito sabor, em um Painel da Organização Internacional de Cacau.
O painel, composto por peritos dos países produtores e consumidores ao redor do mundo, irá rever e, se necessário modificar, o Anexo C, do Acordo Internacional do Cacau de 2010, que determina a proporção em que os seus países listados produzem e exportam cacau fino ou de aroma.
O cacau fino ou de aroma, neste momento é composto por apenas cinco por cento da produção mundial, recentemente tem sido cada vez mais procurados, por fabricantes de chocolate, para usá-lo em produtos de luxo e de especialidade, os chocolatiers finos exigem suas características distintivas em aroma e sabor para melhorar e diferenciar os seus produtos.
Os países produtores de cacau fino ou de aroma foram convidados a apresentar propostas de inclusão no anexo ‘C’ e justificar as percentagens do tipo que eles fornecem. O painel irá olhar para as condições específicas de cada país produtor, incluindo os níveis de produção, entregas de exportação, avaliação da qualidade e comerciantes e a confiança na origem, a fim de chegar a uma recomendação.
Mais detalhes do trabalho da Fina ou Flavour Painel Cocoa estão disponíveis no site da ICCO (http://www.icco.org/about-cocoa/fine-or-flavour-cocoa.html), onde você também pode ver a lista atual de países produtores deste tipo de cacau. Informações Confectionery Production