O Estado de São Paulo ganhará o maior parque temático da América Latina. A investida será da Cacau Show, que decidiu entrar no ramo de entretenimento em fevereiro deste ano, após aquisição do Grupo Playcenter. O novo parque será construído em Itu, cidade a pouco mais de 100 quilômetros da capital São Paulo.
A previsão é de atrair 2 milhões de visitantes por ano. De acordo com o projeto, que tem um custo previsto de R$ 2 bilhões, o parque temático da Cacau Show possuirá mais de 100 atrações, dentre elas a maior montanha russa da América Latina, numa disputa acirrada com Iron Mountain, do futuro parque Imagine, no Rio de Janeiro.
No projeto, também estão brinquedos parecidos com os em operação no Beto Carrero World, incluindo uma torre giratória de mais de 50 metros de altura, além de brinquedos clássicos, como roda-gigante, carro de batida, carrossel e trem fantasma, de acordo com portais locais.
Em outubro, a Cacau Show entregou à Prefeitura de Itu o projeto de construção de seu parque temático. A documentação já está sendo analisada e o projeto deverá ser liberado muito em breve. Com isso, a empresa deverá obter um alvará com o prazo de um ano para dar início às obras.
O empreendimento vai oferecer mil vagas de trabalho diretas e indiretas durante a sua construção e empregará 2 mil pessoas quando estiver em pleno funcionamento. O parque temático será implantado entre os km 77 e 84,3 da Rodovia Castelo Branco, numa área de 5 milhões de metros quadrados.
Segundo o prefeito, o empreendimento incluirá, também, um trecho de expansão em Sorocaba (cidade vizinha). A previsão é de que o parque esteja pronto no início de 2027. O CEO da Cacau Show, Alexandre Costa, deve formalizar em breve o investimento nas duas cidades, incluindo a parte de expansão.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, inclusive, se reuniu com o CEO da Cacau Show, Alexandre Costa, e com a diretora da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), Vanessa Costa, para discutir detalhes sobre a construção e expansão do parque que receberá um investimento previsto de R$ 2 bilhões.
No entanto, a Prefeitura de Itu esclareceu que, de acordo com o projeto de implantação, protocolado e entregue na Secretaria de Obras de Itu, a atração deverá ser construída entre os km 77 e 84,3 da Rodovia Castelo Branco, numa área de 5 milhões de metros quadrados, ou seja, 100% em Itu, o que desmente a fala do prefeito de Sorocaba.
“A notícia de que o parque ficará em Sorocaba foge da verdade e causa uma confusão desnecessária para a população e para os investidores. É lamentável, para não dizer risível a propagação dessa fake news. Estamos tranquilos quanto ao trabalho realizado, mas apreensivos com o rumo que, mais essa conquista, deverá tomar no futuro”
Prefeito de Itu, Guilherme Gazzola
Fonte: panrotas