Páscoa de 2017 vai ter ovos menores para se adaptar à crise do mercado

Ainda mal vestimos as fantasias do Carnaval e os primeiros ovos de Páscoa já dão as caras nos supermercados. A data virá mais tarde neste ano, no dia 16 de abril, o que tem dado novo ânimo aos fabricantes de chocolate. A expectativa é que, já longe das dívidas de janeiro, o consumidor tenha mais ânimo e tempo para comprar ovos.

De olho nos novos hábitos dos brasileiros para se adaptar a crise econômica, as empresas incrementaram o portfólio neste ano com produtos menores. “Lembrancinhas”, como ovinhos, cenouras e coelhinhos, chegam em peso até mesmo em marcas focadas na classe A, como a Kopenhagen.

A Ferrero Rocher trará ao mercado o Grand Ferrero, uma versão em tamanho grande do bombom, mas menor e mais barato que o tradicional ovo de Páscoa.

Para os produtos considerados gourmetizados e que possuem os preços mais elevados, a promessa é de que os valores cheguem sem reajuste. É o caso dos ovos de colher da Cacau Show e do ovo KitKat, da Nestlé, que vem com uma caixa de som bluetooth.

Para os demais produtos, o consumidor deve encontrar reajustes que acompanham a inflação, de 6,29% em 2016. A Top Cau promete aplicar apenas 2% de aumento.

As empresas afirmam ter realizados ajustes nas produções para poder segurar os preços. “Nós otimizamos o máximo possível nossas caixas de expedição, embalagem e produção para conseguir trazer reajuste apenas na inflação, mesmo tendo enfrentado aumento da matéria-prima e alguns impostos”, disse o gerente de marketing da Nestlé, André Laporta.

As novidades neste ano para a data foram apresentadas na semana passada no Salão de Páscoa realizado pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) em São Paulo. “Estamos otimistas e acreditamos que vamos fechar bem o ano. É claro que falta muito para recuperar, porque foram três anos de queda”, avaliou o presidente da associação, Ubiracy Fonseca.

A previsão é que os ovos cheguem em peso aos supermercados a partir de março. Mas já é possível encontrar produtos de 50 gramas nas gôndolas do Pão de Açúcar, que traz antes sua marca própria, a Qualitá. Fonte: metro

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