Por: Jeffrey Stern
Desmistificando problemas de Chocolate e Cacau desde 2007
O preço de mercado de grãos de cacau é atualmente em torno de US$ 3.200 por tonelada métrica. Uma barra média de chocolate, consumida diariamente chamada de "dark especial" de cerca de 119g é vendida por cerca de US$ 1,55, ou US$1,30 por 100g.
Produtores artesanais focados em amêndoas de sabor fino estão pagando em qualquer lugar aproximadamente US$4.000 a $8.000 ou mais por tonelada. Usando um preço médio de $6.000 / MT, uma barra artesanal é geralmente cerca de 56g e vai para uma média de $8,00 ou superior, ou US$14,00 por 100g!
Eu vou apresentar o preço de varejo de uma barra de chocolate artesanal e explicar porque o custo é 10x maior que o seu lucro todos os dias. Vamos começar com a suposição de que ambos as barras são 65% teor de cacau, de modo que não estamos comparando maçãs e laranjas, na medida do teor de açúcar, que é o componente do chocolate de menor custo.
Dada a escala micro de produtores artesanais, matérias-primas, custos de produção e / caixa de embalagem é pelo menos US$ 1,20 centavos por 100g. Custo dos produtores em massa é provavelmente menos de US$0,40 centavos por 100g. Elevados custos dos produtores artesanais são impulsionadas principalmente pela falta de economia de escala de compra, nos custos de transporte e logística, e na produção. Estas diferenças são exponenciais.
Se usarmos algumas margens brutas básicas para os preços ao corretor, distribuidor, então marcação de varejo, podemos chegar a um custo de varejo. Vamos supor uma margem bruta de 25% sobre as vendas no atacado, 10% para o corretor, a 20% para o distribuidor, e 100% para o varejista. Para o nosso 100g de massa produzida de chocolate, nosso preço é $ 0,66 centavos, US$ 0,72 centavos, $0,87 centavos, e $1,74, respectivamente. Para o comércio com 100 g em US $1,20, o preço é $1,59, $1,75 e US$ 2,10, e $4,20 no varejo. Por que isso é muito mais baixo do que os nossos cálculos originais?
Porque as economias de escala no nível de compra, transporte e logística, produção, embalagem, marketing… Basicamente em cada etapa da produção e vendas, são astronomicamente maiores para os produtores artesanais, as regras normais de preços realmente não se aplicam.
Colocando chocolate fino do artesão na prateleira contra cotidiana massa de chocolate é produzido, como já foi referido anteriormente, como oferecendo apenas Chianti ou Lafite Rothschild preços Chateau (qualidade é para uma outra discussão), com nada entre eles. E enquanto Starbucks conseguiu convencer os consumidores a pagar $1,95 por xícara para o que costumava ser um centavo de commodities $0,45, que é apenas um aumento de preço de quatro vezes. Convencer os consumidores a aceitar e abraçar um novo produto que é 10x o preço da barra de média pode ser mais de um desafio. Talvez haja um mercado ainda maior para o "prêmio de massa" ou chocolate prêmio camada intermediária que não é 10x o custo de sua barra média, mas de quatro a cinco vezes o custo…