Região cacaueira poderá ter chuva forte nos próximos dias

De acordo com o Clima Tempo, nos próximos dias, deverão ocorrer chuvas fortes na costa do Nordeste. Áreas de instabilidade que se formam sobre o mar avançam para a costa leste do Nordeste a partir do fim da manhã dia 01 de maio.

Durante as primeiras três semanas de abril, a forte atuação do sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul, abreviado como ASAS, causou uma intensa subsidência do ar sobre o Brasil, o que causou uma grande diminuição da nebulosidade e da chuva sobre o país.

Mas a atuação atípica da ASAS em abril de 2016 fez com que o mês tivesse muito menos chuva do que o normal. A redução da chuva e da nebulosidade, com o bloqueio causado pela ASAS, fez com que e temperatura ficasse muito acima do normal. A atuação mais intensa da ASAS antecipou o período normal de estiagem.

Na última semana de abril, uma grande a forte massa de ar polar se espalhou sobre o Brasil, influenciando o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e muitas áreas da Região Norte. A passagem do ar polar sobre uma região causa queda da temperatura e também a diminuição do teor de umidade. O ar polar é naturalmente seco. Assim, após a passagem do ar polar, a atmosfera fica mais seca, com menos umidade, o que reduz aas condições para chuva.

Com a influência de uma intensa massa de ar polar logo após um período prolongado de atuação da ASAS, em Maio deverá ocorrer mais chuvas (o que não é normal para o período). É preciso lembrar que, a partir de agora, a chuva vai ficar cada vez mais dependente da passagem de frentes frias pelo país.

A mudança na temperatura e a chegada da chuva tem aumentado à esperança dos cacauicultores da região sul da Bahia, que sofrem com os efeitos da estiagem prolongada. Alguns deles acreditam que, com a volta das chuvas é possível recuperar o estresse hídrico sofrido pelas plantações, e ainda, salvar parte da produção de cacau da próxima safra. 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *