O vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Agricultura Evandro Padovani visitaram em Ouro Preto do Oeste a estação experimental da Ceplac, que vem desenvolvendo clones para melhoramento na produção de cacau em Rondônia, uma parceria entre a Seagri, Emater e Ceplac. Este ano, segundo Padovani, serão entregues 200 mil mudas de cacau aos pequenos produtores rurais que tenham tradição no cultivo deste fruto e no próximo ano 400 mil mudas, clonadas e adaptadas ao clima rondoniense.
Revitalizar a produção de cacau no Estado é um dos objetivos do Governo, uma vez que gera emprego e fixa as famílias nas propriedades rurais. A projeção é para que em quatro anos a produção de 13 mil toneladas/anos, salte para 20 mil em 2019. O projeto visa desenvolver com qualidade amêndoa do cacau produzido em Rondônia para que o produto possa ser exportado.
Para isso é necessário, segundo explica Antônio Deusemínio, gerente regional da Ceplac em Ji-Paraná, que exista muito cuidado com o cacau de Rondônia na secagem e na fermentação para manter a qualidade, que o mercado externo exige. O processo de desenvolvimento das mudas clonais vem sendo desenvolvido por técnicos da Ceplac em Ouro Preto do Oeste.