Revitalizar as lavouras de cacau em Rondônia

O vice-governador Daniel Pereira e o secretário de Agricultura Evandro Padovani visitaram em Ouro Preto do Oeste a estação experimental da Ceplac, que vem desenvolvendo clones para melhoramento na produção de cacau em Rondônia, uma parceria entre a Seagri, Emater e Ceplac. Este ano, segundo Padovani, serão entregues 200 mil mudas de cacau aos pequenos produtores rurais que tenham tradição no cultivo deste fruto e no próximo ano 400 mil mudas, clonadas e adaptadas ao clima rondoniense.

Revitalizar a produção de cacau no Estado é um dos objetivos do Governo, uma vez que gera emprego e fixa as famílias nas propriedades rurais. A projeção é para que em quatro anos a produção de 13 mil toneladas/anos, salte para 20 mil em 2019. O projeto visa desenvolver com qualidade amêndoa do cacau produzido em Rondônia para que o produto possa ser exportado.
Para isso é necessário, segundo explica Antônio Deusemínio, gerente regional da Ceplac em Ji-Paraná, que exista muito cuidado com o cacau de Rondônia na secagem e na fermentação para manter a qualidade, que o mercado externo exige. O processo de desenvolvimento das mudas clonais vem sendo desenvolvido por técnicos da Ceplac em Ouro Preto do Oeste.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *