No dia 30/09, o secretário estadual do Meio Ambiente se reuniu com produtores de cacau do Sul da Bahia, na Câmara de Vereadores de Camacã, a reunião foi um diálogo onde esclareceu dúvidas da recente legislação (Decreto e Portaria do Manejo da Cabruca) que vai permitir o manejo de árvores nas áreas de Cabruca e seus desafios.
Antes de começar o evento, fez-se um minuto de silêncio pela morte da ex-prefeita Ângela Castro. Participaram do encontro, o atual prefeito da cidade, Arildo Evangelista, o presidente da câmara Valdir Veloso, o superintendente em exercício da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), Sérgio Murilo Menezes, do presidente do sindicato rural de Camacã, Guilherme Moura, do representante do Movimento Somos Todos Cacau, Milton Andrade, além de líderes dos sindicatos rurais da cidade de Ilhéus e da região.
Durante a reunião, o titular da Sema, falou da publicação da portaria que regulamentou alguns parágrafos do decreto e fez aumentar o interesse pelas áreas de cacau nesta região, valorizando as terras e abrindo possibilidades de novos financiamentos e a valorização para margem dos empréstimos para ele, o decreto é importante por abrir a possibilidade dos produtores rurais fazerem o manejo da lavoura, o que permite o aumento da produtividade.
"Essa iniciativa mantém de forma equilibrada os ganhos ambientais que esse tipo de cultura proporciona: como a questão de corredores de biodiversidade, proteção de solo e mananciais hídricos e nascente de rios, e a biodiversidade", destacou Spengler.
Para o secretário, a Portaria vai fazer surgir novos desafios e por outro lado permite o aumento da produção de cacau e da produtividade nas áreas de cabruca, sistema produtivo no Sul do Estado. "Essa região é extremamente importante por causa do cacau Cabruca, que é um sistema florestal reconhecido no Brasil e no mundo, e que alia o cultivo intensivo à conservação dentro da Lei Ambiental”, explicou.
O presidente do sindicato rural de Camacã, Guilherme Moura, ressalta que são durante estes encontros, que faz com que os produtores renovem seus conhecimento e suas forças no que tange na produtividade, e mediante a isso faz movimentar a economia da região. “Precisamos dialogar todos estes novos mecanismos, afinal quanto mais produtores agregados se especializando novas ações serão feitas, o que ajuda a divulgar ainda mais nossa cultura, afinal o cacau é ouro em nossa região”, declarou Moura.
De acordo com pesquisas econômicas o cacau é o terceiro maior produto agrícola e o que mais cresce no Estado da Bahia, perdendo apenas para o algodão e a soja, mediante a isso, a produção da fruta na região além de movimentar a economia local, movimenta empregos diretos e indiretos além de divulgar o produto mundialmente.
“Estaremos sempre à disposição quando se trata de nossa economia, principalmente em torno do cacau, durante esta visita, podemos observar além de aprender novas oportunidades e modelos de crescimento de nossa cultura, o dia de hoje deixará um legado, pontuou o prefeito de Camacã, Arildo Evangelista.
“Precisamos continuar caminhando juntos e esse é nosso maior desafio, além de tudo cuidar da nossa lavoura e do nosso meio ambiente, afirmou o presidente da câmara de vereadores,Valdir Veloso.
Na oportunidade o superintendente da Ceplac, Sérgio Menezes falou sobre o projeto de laboratório Barro Preto desenvolvido pelo órgão, onde pretende balizar futuramente a melhor maneira de executar a portaria da cabruca. “O projeto foi concluído na última semana, agora pretendemos colocar em ação e saber onde podemos melhorar, quais os pontos que já avançamos e analisar o que pode ser feito de novo, e acima de tudo trabalhar com muita parceria com os produtores de cacau de nossa região, finalizou Menezes.
No final do encontro foi aberta uma de rodada de perguntas e logo em seguida os produtores de cacau entregaram ao secretário da Sema, uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho e decreto e manejo da cabruca, além de homenagearem também a ex-prefeita Ângela Castro e Rodrigo Barreto, presidente do sindicato de cacau do sul da Bahia que faleceu há cerca de um mês.
Decreto
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) publicaram no dia 19/08, no Diário Oficial do Estado da Bahia, a Portaria de Nº 10.225/2015 que dispõe sobre os critérios e procedimentos para a concessão da Autorização de Manejo da Cabruca (AMC). A iniciativa visa o planejamento do uso dos recursos naturais, tendo em vista a manutenção da produtividade do cacaueiro, e a conservação e uso sustentável do agrossistema.Fonte: Secom