O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, só será inaugurado oficialmente na tarde desta sexta-feira (15). Mas o clima de comemoração já toma conta da comunidade sul-baiana, inclusive das entidades ligadas ao cacau.
De acordo com o superintendente regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/Mapa), Carlos Alexandre Brandão, o novo hospital pode ampliar o olhar do Estado para o Sul da Bahia, trazendo benefícios para outras áreas, como a cacauicultura.
Em entrevista ao Mercado do Cacau, ele também afirmou que a unidade de saúde vem para ajudar a solucionar um problema que atinge não só a região, mas todo o país. “Sem dúvidas, o Costa do Cacau vai beneficiar não apenas uma comunidade local, mas regional. E nós, enquanto Ceplac, estamos muito contentes”, comemora.
Neste mesmo sentido, o diretor do Instituto Biofábrica de Cacau, Lanns Ameida, destaca que o hospital é um presente para a região. “É um sonho antigo, não só de Itabuna e Ilhéus, mas de outros municípios. Este investimento de mais de R$ 140 milhões mostra a sensibilidade que o governador Rui Costa e a equipe dele têm de não centralizar as melhorias somente na capital baiana, entendendo que é preciso inovar e regionalizar a saúde. Estão de parabéns”, completa.
Sobre o hospital
Na manhã desta sexta, Rui Costa participou de uma visita guiada às instalações do Hospital Costa do Cacau, acompanhado por deputados, senadores, secretários estaduais, prefeitos da região, secretários municipais de Saúde, profissionais da imprensa e representantes de entidades.
A nova unidade hospitalar fica às margens da BR-415, km 4,5 da rodovia Ilhéus/Itabuna, bairro Banco da Vitória, e vai prestar atendimentos de média e alta complexidade. Ela conta com um total de 225 leitos distribuídos entre as especialidades Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Terapia Intensiva (UTI), esta última com 30 leitos exclusivos.
Fonte: Mercado do Cacau