Suzano lança programa para fortalecer a venda de alimentos da agricultura familiar

Objetivo é aumentar a comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos de pequenos produtores via delivery

A Suzano, do setor de celulose e papel, lançou uma ação para minimizar os impactos gerados pela pandemia do coronavírus na agricultura familiar. A iniciativa “A feira vai até você” visa o fortalecimento do sistema de entrega via delivery nas vendas de alimentos orgânicos e agroecológicos cultivados pelas comunidades apoiadas pela empresa por meio do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT).

A ação contempla 348 agricultores familiares em 38 comunidades nos estados onde a Suzano possui atuação, como Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Serão cerca de nove toneladas de alimentos orgânicos e agroecológicos entregues por semana, totalizando 36 toneladas ao mês.

Juntas, essas comunidades comercializam 174 cestas semanais. Com a iniciativa, a expectativa é que as vendas tenham um aumento exponencial para 752 cestas por semana, o que representaria um volume 332% maior.

Como funciona
Para cada localidade, a Suzano irá elaborar material informativo que será divulgado por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens para que a população conheça os produtos cultivados e o telefone das comunidades que estão trabalhando com a entrega via delivery.

As cestas, disponíveis em dois tamanhos (individual ou familiar), são preparadas pelos agricultores, com a variedade na oferta os alimentos, e entregues semanalmente nas residências dos consumidores que assinarem o serviço.

Para aumentar o número de alimentos comercializados e fortalecer o programa, a empresa irá fornecer, por meio do PDRT, a assistência técnica necessária para apoiar as comunidades parceiras desde a montagem das cestas e operacionalização da logística, até a comunicação.

A intenção é fomentar o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens para a divulgação e incentivar a população a comprar dos pequenos produtores, reaquecendo as vendas durante a crise.

“Com restrições aos pontos de venda, como as feiras livres, esses agricultores ficaram sem ter onde e para quem vender. Estamos falando de famílias em que até 80% da sua renda depende da agricultura”, disse Giordano Automare, gerente de Desenvolvimento Social Territorial.

Com operações em dez fábricas, além da joint operation Veracel, Suzano possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, sendo uma das maiores da América Latina neste segmento. Fonte: Globo Rural Revista

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