Temporais na Bahia podem atrasar escoamento da soja

A região do MATOPIBA se destaca no cenário agrícola nacional com sua produção de soja,  algodão e milho. Reunindo as áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a macrorregião apresenta clima favorável, além de grandes investimentos por parte do poder público e dos produtores, o que colabora com o crescimento.

 

Dos estados produtores, a Bahia, segundo a Conab, é quem responde pela maior parte da produção do MATOPIBA com 8,433 milhões de toneladas de grãos produzidos nos seus 3,246 milhões de hectares. O escoamento se dá pela ligação entre as rodovias federais e estaduais com o porto de Salvador, o que facilita em muito a exportação dos grãos.

 

Mas, com as chuvas da última semana, tanto a produção quanto a logística da região ficaram comprometidas. “A chuva foi localizada e não afetou muito. Lógico que em algumas micro regiões ela está dificultando a colheita e causando perdas”, informou Ernani Sabai, Diretor de Projetos da AIBA, Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia. “As chuvas de Salvador é que podem causar atraso e caso prolonguem demais é capaz de termos perdas por problemas com a logística”, explicou o diretor. 

 

Segundo a meteorologista Bianca Lobo da Climatempo, a temporada chuvosa na costa leste do Nordeste já começou. Pelo menos, até o dia 17 de abril áreas de instabilidades ainda vão provocar chuvas frequentes em Salvador o que pode dificultar na próxima semana o escoamento da soja. Fonte: Só Notícias 

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *