Venda de doces é alternativa para sair do sufoco e lucro chega a 300%

Crise provocada pelo Coronavírus faz com que profissionais busquem aumentar a renda com outras atividades

No dicionário da língua portuguesa, o significado de empreendedorismo é disposição ou capacidade de idealizar, coordenar ou idealizar projetos, serviços e negócios. O termo empreendedorismo, que está comumente falado, por causa da crise vivida por conta da pandemia do novo coronavírus, deriva da palavra empreender cujo significado é propor-se, colocar em prática, executar, o que em outras palavras significa realizar tarefas, e porque não sonhos?

Para empreender alguns passos devem ser seguidos: ter um ideal, ter perspectiva de futuro, capacidade de aprendizagem e autocrítica também, além de ser persistente e flexível. Para a economista Eliana Lamberti, que é professora na UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, todo e qualquer período de crise implica em consequências em todos os setores econômicos. “Independente da crise atual, em geral os negócios possuem um ciclo de vida que não é eterno: sempre surgem novos produtos, novas formas de oferecer o mesmo produto – o que desafia a capacidade do empresário em manter o negócio viável em um ambiente crescentemente competitivo – então a inovação, o diferencial é sempre bem vindo”, afirma Lamberti.

Ainda de acordo com Lamberti, buscar alternativas para garantir lucro extra no final do mês, por exemplo, é uma forma simples de girar a economia do comércio local e não deixa de ser uma forma de empreender. “O simples fato de comercializar um produto feito à mão, não apenas do setor da alimentação, mas do artesanato, marcenaria enfim, tantos outros pequenos empreendedores, faz girar a economia do pequeno comerciante e isso é muito importante, principalmente agora nesse período de pandemia, onde muitas pequenas empresas passam por dificuldades”, sinaliza a economista.

Pós-graduada em gastronomia brasileira, a chef Camila Bruno é uma empreendedora nata. Há mais de 20 a família mantém em Dourados uma rede de restaurantes e para ela, um dos poucos setores que não deixou de lucrar durante toda a pandemia foi o da alimentação. “É claro que como em todos os segmentos o ramo alimentício teve queda, e nós tivemos que contornar a crise, com diversas alternativas (…) o importante neste momento é também inovar, tentar o diferente, trazer propostas novas para o cliente”, afirma Bruno.

A chef afirma ainda que este é um período em que as pessoas podem garantir um lucro extra no final do mês, para agregar a renda familiar, sem falar também é claro, na liberdade financeira de um segundo ofício. “Quem já tem um emprego pode tranquilamente fazer doces ou salgados para comercializar, porque durante essa pandemia as pessoas estão consumindo os mais os mais variados tipos de comida o que acaba abrindo um leque de opções de venda e para a pessoa que está em casa é importante ter algo prático de fazer, que não demanda muito tempo, que não tenha muito custo e o doce, principalmente o chocolate é uma coisa que as pessoas gostam muito e consomem bastante e é lucro na certa”, salienta a chef que ensina uma receita de Brownie, fácil e que rende até 300% de lucro. O custo total da receita foi de R$14,75 e rende 8 pedaços que podem ser vendidos até a R$7.

Brownie

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal

180g de chocolate meio amargo

135g de açúcar demerara

90g de açúcar mascavo

3 ovos

½ colher chá de sal

20g de cacau em pó 100%

105g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180°C. Forre uma forma (de aproximadamente 20x30cm) com papel manteiga.Derreta a manteiga e o chocolate (use o forno de microondas para facilitar mas com cuidado para não queimar. Derreta 30 segundos, mexa a mistura e volte a derreter novamente e mexa até estar completamente derretido. Ou derreta em banho-maria). Coloque os açúcares na mistura de chocolate e manteiga derretidos e mexa bem. Adicione os ovos um de cada vez e bata bem após cada ovo inserido. Coloque o sal e o cacau em pó. Adicione a farinha e misture bem. Coloque a massa bem misturada na forma e asse em torno de 30 minutos. Para ficar molhadinho, é melhor tirar antes do que deixar passar o ponto.

Curtiu esse post? Compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *